Sexta-Feira, 04 de Outubro de 2019 @ 07:33

Tendências | Estudo "Audio: Activated - the power of branded podcasts" mostra impacto do podcast de marca

São Paulo – Segundo levantamento, podcast de marca é uma das  formas de atingir quem não acompanha comerciais

Publicidade

A BBC Global News divulgou um estudo envolvendo o poder do podcast da marca. O "Audio: Activated - the power of branded podcasts" foi realizado em quatro continentes por pesquisadores de neurociência da Neuro-Insight e pesquisou as mentes dos ouvintes de áudio para descobrir os benefícios exclusivos desse espaço para as marcas. A pesquisa identificou que os podcasts de marca são um meio eficaz de publicidade e uma adição poderosa ao mix de marketing. 

adstexto

Segundo o levantamento, os podcasts de marca geram uma verdadeira interação com o público - principalmente os que evitam anúncios. Além disso, seu impacto aumenta quando o ouvinte está envolvido em outras tarefas. Cerca de 94% dos ouvintes consomem podcasts enquanto executam outras tarefas, como realizar tarefas domésticas (61%) e dirigir (55%). Pratica exercícios físicos e compras também tiveram percentuais expressivos.

Alternativa à propaganda

A amostra do estudo foi composta por pessoas que evitam anúncios. O podcast de marca mostra o envolvimento, intensidade emocional e codificação de memória em torno das menções da marca superam os benchmarks de TV em pelo menos 22 %, mostrando que os podcasts de marca são uma maneira eficaz de envolver esse grupo difícil de alcançar, mas comercialmente desejável.

Os ouvintes de podcast estão ativos

Usando métodos de neurociência de ponta, medindo a atividade cerebral de segundo a segundo como o conteúdo é consumido nos estados de atividade passiva e ativa, o estudo avaliou que mais de 30% de todos os adultos americanos agora ouvem podcasts pelo menos mensalmente - são mais de 90 milhões de pessoas. Em um campo mais cheio de emoção do que dados confiáveis de pesquisa, este estudo fornece informações muito necessárias.

Nos podcasts de marca, a marca se destaca do conteúdo. As menções de marca no podcast oferecem, em média, 16% maior envolvimento e codificação de memória 12% maior que o conteúdo ao redor. Esse é um efeito único, pois os benchmarks de rádio globais mostram que a marca menciona em média uma pontuação 5% menor que o conteúdo. 

A natureza íntima e conversacional do ambiente de podcast cria um estado elevado de envolvimento para as menções à marca. Isso também impulsiona as métricas da marca em geral, ajudando a gerar elevações no conhecimento (89%), consideração da marca (57%), aceitação da marca (24%) e intenção de compra (14%).

Os podcasts fornecem tempo extra para as marcas

Quando as pessoas estão ouvindo podcasts, estão fazendo isso em momentos que não são tradicionalmente oportunidades de publicidade. Devido à maneira única como os podcasts são consumidos - geralmente enquanto multitarefas -, as marcas agora são capazes de alcançar as pessoas nos momentos que antes se pensava serem inacessíveis. Esta é uma oportunidade comercial invejável, pois é um aditivo ao mix de marketing.

Richard Pattinson, vice-presidente da BBC StoryWorks, diz: "A BBC tem uma reputação de quase um século de excelência na narrativa baseada em áudio. Este estudo fornece evidências empíricas reais, demonstrando a oportunidade no espaço de áudio para as marcas, e a parceria com especialistas nesse espaço oferece uma maneira interessante e eficaz de atingir os públicos de uma maneira genuinamente significativa".

O estudo Audio: Activated pesquisou 2.448 participantes em 10 mercados em todo o mundo. Isso incluiu 1.844 pesquisas com consumidores, 27 diários em vídeo e 14 entrevistas em vídeo com especialistas em todo o mundo. Para a parte da neurociência, a BBC trabalhou com pessoas que ouvem regularmente podcasts, entusiastas de finanças com renda familiar anual combinada de US $ 100 mil e evitam anúncios em quatro mercados: Nova York, Melbourne, Munique e Cingapura.

Veja também:
> Tendências | Tecnologia popular nos EUA, smart speakers da Amazon chegam ao Brasil com três lançamentos
> Em enquete, metade dos radionautas do tudoradio.com dizem já consumir podcasts
> Tendências | Radio Show destaca evolução do rádio para o áudio e um equilíbrio nas estratégias publicitárias

Com informações do Podnews

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22339-tendencias-estudo-audio-activated-the-power-of-branded-podcastsmostra-impacto-do-podcast-de-marca