Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 01 de Outubro de 2019 @ 07:31

Tendências | Radio Show destaca evolução do rádio para o áudio e um equilíbrio nas estratégias publicitárias

São Paulo - "Mix" de segmentação e alcance de uma campanha se faz necessário em estratégias publicitárias, estas que precisam buscar equilíbrios. Streaming já é usado para testes de campanhas no analógico

Publicidade

Na semana passada foi realizado mais uma edição do Radio Show (Dallas, nos Estados Unidos), este que é considerado um dos principais eventos do setor no mundo. Profissionais do mercado norte-americano discutiram as tendências para a área, além dos desafios já encontrados pelas emissoras. Em um clima de otimismo, foi destacado que o rádio passa para uma evolução para o "áudio", ou seja, para um cenário de atuação mais amplo. E também foram discutidas as estratégias de campanhas na área de publicidade, este que é influenciado pela ampliação das estatísticas e dados originados no ambiente digital.

Conforme destacado em painéis do Radio Show, o AM / FM ainda lidera o mundo dos ouvintes, capturando 46% do tempo de áudio no primeiro trimestre de 2019, segundo a Edison Research, em comparação com 42% nas plataformas de áudio sem anúncios e 12% nas outras plataformas de anúncios. A "parte do ouvido" da rádio de transmissão "está apenas moderadamente abaixo", de 52% no quarto trimestre de 2016, disse o analista J. Davis Hebert da Wells Fargo Securities Media, Cable & Telecom, que completa dizendo "Você vê a parte em declínio, mas as pessoas têm mais opções de audição do que nunca”.

Porém com a ampliação do consumo em outras frentes, se faz necessária a evolução do rádio para uma plataforma mais abrangente, como o áudio, o qual ele possuí expertise. Como um setor, precisamos realmente adotar a mudança do rádio para o áudio, porque isso nos permite desenvolver novos fluxos de receita e oportunidades de negócios", afirma Mary Berner, CEO da Cumulus Media.

Como vai o veículo rádio?
> O Rádio em números: Como vai o consumo de rádio em todo o planeta? Confira aqui!

David Field, CEO da Entercom, lembra que o digital está impactando todos os modelos de negócio da economia, não sendo algo exclusivo do rádio, o que deixa o setor "míope" em relação à sua real condição. O profissional sugere que o rádio está "se saindo notavelmente bem, mas não costuma fazer um balanço de seu valor em relação a outras mídias".

"Vemos a TSL caindo em uma quantidade relativamente pequena e ficamos chateados com isso", insistiu ele - já que as classificações na televisão estão diminuindo quase 20% ao ano. O rádio permanece resiliente e sua expansão para novas plataformas está aumentando a audiência, enquanto "estamos começando a decifrar o código em nossa capacidade de monetizar isso", afirma Field, da Entercom.

Esse leque de possibilidades para o rádio, com a evolução para o áudio, deixou animado e otimista o clima entre os congressistas no Rádio Show, segundo informações do portal norte-americano Inside Radio. O evento também registrou um movimento maior do que a edição anterior, realizada no ano passado, em Orlando.

Recomendamos:
> Durante o Radio Show, executivos afirmam que o rádio vai bem com o público, mas o desafio é monetizar
> Radio Show é realizado em Dallas (EUA) e aborda temas como Geração Z, podcasting, streaming e o futuro do rádio

Publicidade

A publicidade, de maneira geral, está vivendo "A Era do Analytics", ou seja, tem uma série de novas métricas, dados e cenários diferentes para adotar estratégias em suas campanhas. Tudo isso impactado pelos meios digitais. Porém, conforme já destacado em estudos de diferentes institutos (veja no link logo abaixo), é necessário um equilíbrio entre esses cenários (de segmentação vs. alcance) para que uma campanha seja realmente bem sucedida.

Vale a sua leitura:
> "How Radio Works": Novos estudos explicam qual é o papel do rádio AM/FM para anunciantes

O rádio oferece alcance, mas em seu ambiente analógico ele carece de dados que o mundo digital. Isso fez com que algumas campanhas sejam testadas no streaming e em outras plataformas digitais das rádios, para depois serem efetivadas no analógicos (FM e/ou AM), ai sim para buscar alcance com um planejamento mais adequado.

Ou seja, como testar o impacto da publicidade é mais difícil na transmissão de rádio, o Richards Group introduzirá suas estratégias de anúncios de áudio no streaming primeiro, para entender o que está funcionando e depois aplicar os aprendizados para a transmissão de rádio. "Se percebermos que esse tipo de áudio está funcionando em streaming, tentaremos em AM / FM", disse Kristen Pankratz, parte da equipe de Brand Media da agência de publicidade The Richards Group, durante o Radio Show.

Outro ponto importante discutido no Radio Show é como as equipes de vendas e de programação das rádios podem se aproveitar dos dados gerados atualmente nos ambientes digitais. "Temos que educar nossas equipes de vendas e programação sobre como usar os dados, para equilibrar a enorme quantidade de informações que podemos ter com a estratégia, para tomar as decisões corretas a longo prazo e a curto prazo. Se seguíssemos dados de streaming em nossos mercados, estaríamos alterando nossas playlists a cada hora. Mas há um lugar para essas idéias", disse Tim Clarke, vice-presidente de conteúdo e audiência do Cox Media Group.

Clarke também afirma que "Quanto mais você entender sobre o público - o que eles estão fazendo e seu estilo de vida -, mais podemos melhorar a forma como os servimos".

No Brasil…
> Relatório de uso livre para a defesa do rádio é disponibilizado pela ABERT
> Kantar Ibope Media lança o Inside Radio 2019 e aponta que meio atinge todas as idades no Brasil
> Mais de 7300 anunciantes investiram no Rádio no primeiro semestre de 2019

Com informações do portal Inside Radio

Tags: Rádio, Radio Show, Dallas, radiodifusão, NAB Show

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.