Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Sexta-Feira, 27 de Setembro de 2019 @ 07:31

O Rádio hoje | Relatório de uso livre para a defesa do rádio é disponibilizado pela ABERT

São Paulo - Iniciativa conta com dados confiáveis de vários institutos como Kantar Ibope Media, Edison Research, Deloitte, XP Investimentos, entre outros

Publicidade

Durante o evento Mercado em Sintonia, realizado em São Paulo no Dia do Rádio (25, quarta-feira passada), a ABERT disponibilizou um relatório extenso para auxiliar as emissoras de todo o Brasil na defesa comercial do meio. O estudo, organizado pelo professor Fernando Morgado, reune dados de institutos como Kantar Ibope Media, Edison Research, Deloitte e XP Investimentos, com vários cenários que destacam a relevância do meio rádio no Brasil e também em outros locais do mundo.

O relatório, que é de uso livre por parte de todas as emissoras do país (inclusive as não associadas da ABERT), começa respondendo a pergunta "Por que investir no Rádio?". Além da análise de Morgado, o estudo reune uma série de cenários que mostram a relevância do meio perante a população e confronta o rádio com outras plataformas de comunicação, inclusive as digitais.

Pontos fortes como a credibilidade do meio (analisado pela XP Investimentos), a presença do rádio (seja do receptor ou de outros dispositivos que disponibilizam o conteúdo de emissoras, como o celular), tempo de consumo, alcance semanal em vários países (incluindo o Brasil), perfil dos ouvintes, curvas de audiência e composição dos conteúdos de interesse dos ouvintes (música, notícias, etc) são pontos analisados e reunidos no relatório.


Alcance semanal do rádio em alguns dos principais países do mundo / gráfico: relatório ABERT

O meio que se adapta

Outro destaque é o avanço do rádio em outros equipamentos. O tradicional receptor FM/AM segue como principal fonte de consumo das emissoras por parte dos ouvintes, correspondendo 84% segundo o Kantar Ibope Media. Porém, o relatório também observa a evolução do alcance do rádio em outros dispositivos, como computadores e celulares.

O relatório compara essa evolução em cinco anos (abr/2019 a jun/2019 vs. abr/2014 a Jun/2014), que mostra o poder de adaptação do rádio: o alcance do rádio aumentou 280% em outros equipamentos neste período, seguido de um avanço de 275% no computador e 99% em celulares.


Presença na população de equipamentos que podem receber rádio / gráfico: relatório ABERT

Os destaques:

O relatório, com base nos dados apresentados, aponta os seguintes destaques:

> Nove em cada 10 adultos conectados escutam rádio off-line.
> O rádio é o meio líder em confiança no Brasil. 64% percebem que a maioria das notícias consumidas no rádio é verdadeira.
> Mais da metade dos ouvintes brasileiros ligam o rádio porque querem se informar.
> Quando usado de forma combinada, o rádio fortalece todas as mídias. A junção do rádio com revista, por exemplo, atinge quase três vezes mais consumidores do que quando se investe apenas no meio revista.
> Mais de 10 mil emissoras funcionam no Brasil. Cerca de metade delas é comercial.
> A faixa entre 6h e 18h concentra 3/4 de toda a audiência do rádio.
> Perfil do ouvinte de rádio é muito semelhante ao da população em geral.
> Patamar de alcance do rádio no Brasil é semelhante ao dos maiores mercados do mundo.
> Oito em cada 10 possuem rádio convencional.
> Um em cada cinco ouvintes escuta rádio pelo celular.
> Cresce o consumo de rádio on-line através do smartphone.
> Cerca de um em cada quatro ouvintes escuta rádio no carro.
> Em apenas cinco anos, dobrou a escuta de rádio pelo celular e quase triplicou o consumo pelo computador e em outros equipamentos.

Recomendamos:
> Kantar Ibope Media lança o Inside Radio 2019 e aponta que meio atinge todas as idades no Brasil
> Mais de 7300 anunciantes investiram no Rádio no primeiro semestre de 2019
> ABERT lança campanha "Rádio. É só ligar!" durante evento em São Paulo
> O Rádio em números: Como vai o consumo de rádio em todo o planeta? Confira aqui!

O relatório foi entregue aos participantes do evento Mercado em Sintonia, junto com a divulgação do Inside Radio do Kantar Ibope Media.

O uso do relatório é gratuito, apenas se faz necessária a indicação das fontes, até para a manutenção da credibilidade do estudo e o auxilio nas defesas.

Clique aqui para ter acesso ao material completo.

Tags: Rádio, ABERT, Kantar Ibope Media, Inside Radio, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.