Quinta-Feira, 26 de Setembro de 2019 @ 07:33
São Paulo - "Prime time" do rádio é praticamente todo o dia. Música segue em alta no interesse da audiência
Durante o evento Mercado em Sintonia, realizado ontem (25) pela ABERT em São Paulo, a Kantar Ibope Media lançou o estudo Inside Radio, este que contem as principais informações sobre o consumo do veículo no Brasil. Conhecido anteriormente como Book de Radio, o levantamento aponta que 83% da população (em 13 regiões metropolitanas) ouvem rádio, onde 3 em cada 5 ouvintes escutam o veículo diariamente. Acompanhe:
Consumo por região
No total, o rádio possuí um tempo médio diário de 4h33 nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas pelo Kantar Ibope Media, sendo 85% para a Região Sul (onde está o maior alcance), 83% para o Sudeste e Nordeste, além de 81% no Norte. Já o maior tempo médio está na Região Sudeste, que registra 4h38.
Por regiões metropolitanas, o maior alcance está na Grande Belo Horizonte, com 92% da população afirmando que é ouvinte de rádio. Os demais números: Grande São Paulo (79%), Rio de Janeiro (84%), Grande Porto Alegre (86%), Distrito Federal (77%), Grande Salvador (79%), Grande Curitiba (86%), Grande Recife (84%), Grande Fortaleza (86%), Grande Goiânia (85%), Grande Florianópolis (79%), Campinas (78%) e Grande Vitória (83%).
Já o maior tempo de consumo do rádio está no Rio de Janeiro, com 5h12, bem acima da média nacional.
Fonte: Kantar Ibope Media EasyMedia4 | 13 Praças | Abril a Junho de 2019 | total emissoras | ambos os sexos | 05-05 | 2ª a domingo | alcance30% | TMED#
Veja também:
> Fernando Morgado vai mediar painéis no evento "Rádio: mercado em sintonia" que será realizado hoje em São Paulo
Dispositivos e lugares
Já a distribuição da audiência por dispositivos, 84% ouviram radio pelo receptor comum (seja o portátil ou automotivo), 20% pelo celular, 4% em outros equipamentos e 3% pelo computador.
Por lugares, 70% da audiência de rádio está concentrada em casa, 23% no carro, 13% no trabalho, 8% em trajetos e 2% em outros locais.
Esse consumo por lugar também permanece ao longo do dia, tendo o pico nas faixas da manhã, com os volumes mais elevados nas faixas das 09h, 10h e 11h.
Ou seja, o Inside Radio 2019 destaca o fato de que a audiência de rádio pouco oscila ao longo do dia ou seja, o "horário nobre" do meio é praticamente todas as horas.
Todas as idades e horários
O consumo de rádio pouco oscila nos diferentes grupos etários, mas é maior entre os grupos mais jovens do que entre os mais velhos.
Entre os ouvintes, a maior parcela está entre 20/34 e 35/49, com ambos registrando 86% de alcance. Os ouvintes entre 50 e 59 anos representam 83% (igual a média) e os 82% de 10 a 19. Já no público 60+ o alcance é de 75%.
Outro ponto em destaque no Inside Radio é que "o perfil dos ouvintes de rádio é bastante parecido com o da população" brasileira. O estudo afirma que "porém, quando analisarmos apenas aqueles que escutaram pela web, há maior concentração nas classes AB e entre os mais jovens" (30% entre 20 e 29 e 33% entre 30 e 39, contra 17% e 20% respectivamente).
E, como já se sabe, o pico do consumo de rádio é pela manhã, mas a curva não se altera de forma drástica ao longo do dia, registrando volumes similares ao longo de todo o horário comercial e também no início da noite.
Música segue em alta
O Inside Rádio também destaca que 93% dos ouvintes (nos últimos 30 dias) ouviram música no rádio, sendo que 62% deles dizem acreditar que a música constituí parte importante em suas vidas.
Dos gêneros musicais, o mais executado é o sertanejo, seguido do Pop Internacional, Pop Nacional, Pagode e o Gospel, no recorte do primeiro semestre de 2019.
Noticias e informação no rádio
O levantamento do Kantar Ibope Media também destacou que 70% dos ouvintes de rádio nos últimos 30 dias ouviram notícias no meio no mesmo período. Desses, 93% acompanharam notícias locais, 82% noticiários nacionais e 62% consumiram notícias de trânsito.
Dessa parcela da audiência, segundo o levantamento, 73% afirmam que procuram por ofertas e descontos, sendo uma grande defesa comercial para o meio. Também vale o destaque que 63% dos ouvintes de notícias afirmaram que quase sempre compensa pagar mais caro por produtos de qualidade.
Esportes
O Inside Radio do Kantar Ibope Media também destaca que 80% dos ouvintes de esportes no radio acompanham transmissões esportivas ao vivo. Desses, 75% acompanham transmissões ao vivo de futebol e 62% notícias e comentários esportivos.
Todos os dados são do Inside Rádio do Kantar Ibope Media, conhecido também como Book de Rádio. Recortes do trimestre abril a junho deste ano.
Recomendamos:
> Podcasts? Smart speakers? 5G? Acompanhe todas as tendências de consumo que impactam o rádio. Siga aqui!
> O Rádio em números: Como vai o consumo de rádio em todo o planeta? Confira aqui!
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.