Quinta-Feira, 06 de Fevereiro de 2020 @ 07:31

O Rádio Hoje | Rádio da Austrália bate recorde de ouvintes em 2019 e avança mais de 9% em audiência nos últimos cinco anos

São Paulo - Alcance do rádio australiano é maior nas faixas mais jovens. Meio atinge cerca de 10.9 milhões de pessoas por semana

Publicidade

O tudoradio.com segue monitorando o desempenho do rádio em diferentes localidades do mundo. Lá do outro lado do globo, na Austrália, o veículo tem obtido um destaque importante nas audições, batendo um recorde em seus números de audiência segundo um levantamento feito pela CRA, em parceria com o GfK. Para se ter uma ideia, o rádio cresceu 9,7% em audiência nos últimos cinco anos. Já o digital, que atinge 49% dos ouvintes australianos, teve um avanço de 107,9% nos carros. Acompanhe os detalhes:

adstexto

O levantamento foi publicado pelo portal RadioToday, detalhando os números da radiodifusão comercial australiana em 2019. O veículo atinge 10,981 nos cinco principais mercados do país, representando um aumento de 1.4% em relação a 2018. No total, conforme já citado, o meio contou com um avanço de 9.7% nos últimos cinco anos.

O alcance semanal do rádio em 2019 foi de 77.3% na população australiana que possui 10 anos ou mais, residente nas cinco capitais metropolitanas do país. Se dividir por faixas etárias, o alcance é superior na população mais jovem (10 a 17 anos), com 86.8%, seguida por 79.8% entre 40 a 54 anos, 78.4% (55 a 64 anos), 77.4% (18 a 24), 77.3% (25 a 39 anos) e 66.5% (a partir dos 65 anos - faixa que obteve o maior número de aumento de ouvintes, segundo o levantamento).

Considerando o total de 77.3%, a maior porcentagem de ouvintes está entre 25 e 39 anos, devido o número de australianos presentes nessa faixa etária, com 26,7% do total. 10,4% têm entre 10 e 17 anos, 11,6% têm entre 18 e 24 anos, 22,5% têm entre 40 e 54 anos, 12,6% têm entre 55 e 64 anos e 16,2% têm mais de 65 anos.

E o tempo médio de audição é de 13 horas e 23 minutos por semana. 

"O rádio comercial australiano mantém seu alcance excepcional e popularidade duradoura, com o rádio comercial consistentemente fornecendo conteúdo informativo, divertido, relevante, ao vivo e local de alto padrão - um fato apreciado pelo nosso público e sustentado pelo aumento do número de ouvintes", afirma o executivo-chefe da CRA oficial Joan Warner ao RadioToday.

Warner completa dizendo que "apesar do aumento da concorrência e das opções, vimos ouvintes mais jovens na faixa etária de 10 a 17 anos gastando 9 horas e 23 minutos ouvindo rádio comercial a cada semana em 2019. Isso é 26 minutos a mais do que há cinco anos".

Recomendamos:
> Com volumes expressivos, dados de alcance comprovam a força do rádio no Brasil
> Projeto Atlas da Notícia mostra que o Rádio é o meio de comunicação mais presente no Brasil
> Rajar aponta que o rádio segue disparado na liderança do consumo de áudio no Reino Unido

Locais de audição

O chamado "café da manhã", ou seja, o período matinal do rádio, atingiu 7.8 milhões de pessoas nos mercados pesquisados, com crescimento de 1.1% em 12 meses. Esse mesmo volume de crescimento foi percebido nos carros, onde o veículo atingiu 6.9 milhões de pessoas.

O local mais comum de audição segundo a medição foi no carro (64,2% dos ouvintes). Já 42% ouviam em casa, 13,8% no trabalho e 8% ouviam em outro lugar, segundo a pesquisa.


Infográfico da pesquisa sobre a audiência do rádio australiano / Fonte: RadioToday Austrália

Rádio digital (DAB+)

A Austrália utiliza o padrão europeu de transmissão de rádio digital, o DAB+. E a tecnologia tem avançado por lá. Segundo o mesmo levantamento, a audiência originada por esse tipo de transmissão nos carros cresceu 107.9% nos últimos cinco anos.

Já na audição geral, o DAB+ atingiu 3.7 milhões de pessoas por semana em 2019, representando 26.7% da audiência de rádio nos cinco principais mercados da Austrália.

Essa tecnologia já está disponível para 49% dos australianos, seja em residências, carros ou locais de trabalho. E a expectativa do setor é de ampliação. "Espera-se que esses números cresçam, com uma implantação planejada de rádio digital DAB + na Gold Coast em 2020, após as implementações de 2019 em Hobart, Darwin, Canberra e Mandurah", declara a reportagem do RadioToday australiano.


Comportamento da audiência concentrada no Rádio Digital (DAB+)

Os cinco maiores mercados australiano são: Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide.

A medição não detalha o comportamento da audiência do rádio durante os fortes incêndios florestais que afetaram o país entre o final de 2019 e o começo de 2020. Segundo reportagens de veículos locais, o rádio teve um papel importante na orientação e auxílio à população atingida.

Vale conferir:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações do RadioToday Austrália e colaboração de David Duck

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22976-o-radio-hoje-radio-da-australia-bate-recorde-de-ouvintes-em-2019-e-avanca-mais-de-9-em-audiencia-nos-ultimos-cinco-anos