Terça-Feira, 21 de Julho de 2020 @ 07:31

Tendências | Curiosidade: Anos 90 ganham espaço como formato exclusivo de rádio nos EUA e na Austrália

São Paulo - Totally 93.9 já está no ar em Miami (EUA) e Triple M 90s foi lançada nesta segunda-feira (20) na Austrália

Publicidade

O mercado musical já está observando o surgimento de uma tendência que já é vista em outras frentes de consumo: os anos 90 começam a ganhar um espaço de destaque entre o público em geral, algo que já é visto há algum tempo com os anos 80. E o rádio dos Estados Unidos e na Austrália está acompanhando essa onda: estações voltadas exclusivamente a músicas dos anos 90 foram lançadas nesses dois países. As novidades mais recentes nessa linha de planejamento são: Totally 93.9 FM 93.9 de Miami (EUA) e Triple M 90s (DAB+ australiano). Acompanhe:

adstexto

A Totally 93.9 foi lançada no último dia 9 em Miami, substituindo a MIA 939 (de formato HOT AC). A marca e a linguagem da nova estação, controlada pela iHeartMedia, é dedicada às produções que foram sucesso nos anos 90. Para se ter uma ideia do playlist da rádio, os ouvintes estão acompanhando hits de artistas como Britney Spears, Jennifer Lopez, N’Sync, Backstreet Boys, R.E.M., Alanis Morissette, TLC, Spice Girls, Madonna, entre outros.

Ou seja, a Totally 93.9 é uma evolução específica do formato HOT AC, este que já explora os anos 90 de forma mais significativa, mas que também conta com hits dos anos 2000 e atuais. E a rádio não fica presa à um gênero musical, tendo o compromisso de tocar apenas os principais hits de artistas que marcaram os anos 90.

Com um público que hoje está entre os 25 e 40 anos, a Totally 93.9 deve ter um público com um estilo de vida com considerável nível de consumo econômico e que tem o rádio (e esses artistas) como algo bem claro de suas rotinas quando crianças e adolescentes.

E, aproveitando as características de um clima mais quente e turístico como o da região de Miami, os hits executados pela 93.9 são majoritariamente de rotação mais alta, se diferenciando de outras rádios que estão no mercado (como Easy FM 93.1 e Lite FM 101.5, ambas de rotação mais lenta, dentro do adulto-contemporâneo. Também distante da The Beach FM 102.7, de formato 'classic hits').


Evolução da 93.9 FM: da HOT AC MIA 939 para a atual Totally 93.9

Confira a lista de músicas tocadas na primeira hora do lançamento da Totally 93.9, segundo o portal norte-americano Radio Insight:

Will Smith – Miami
Britney Spears – Hit Me Baby One More Time
Ricky Martin – Livin’ La Vida Loca
Backstreet Boys – Everybody (Backstreet’s Back)
Destiny’s Child – Jumpin’ Jumpin’
Ace of Base – All That She Wants
Notorious B.I.G. – Hypnotize
Jennifer Lopez – Waiting For Tonight
N’Sync – Bye Bye Bye
Alanis Morissette – Ironic
TLC – No Scrubs
Michael Jackson – Black or White
Enrique Iglesias – Bailamos
Corona – Rhythm of the Night
Madonna – Vogue
Spice Girls – Wannabe
Shaggy ft Rayvon – Angel

A iHeartMedia conta com outras estações especializadas musicalmente para algumas décadas marcantes nos Estados Unidos, com destaque para os canais digitais iHeart 60's, iHeart 70's e iHeart 80's (marca que também conta com presença no dial FM, através da iHeart80s FM 103.7 de San Francisco, no ar desde 2016).

Segundo os portais especializados em rádio nos Estados Unidos, a expectativa é de que a marca Totally (voltada aos anos 90) seja implantada em outros mercados do país, isso na faixa FM (com opção de transmissão digital em HD, como ocorre em Miami).

Outra variação de formato voltado aos anos 90

Quase do outro lado do globo, outro projeto de rádio que tem os anos 90 como foco está chamando a atenção do mercado. Ontem (20) foi lançada a Triple M 90s, estação que está presente em transmissão digital FM (DAB+) nos mercados de Sydney, Brisbane, Melbourne e Adelaide (Austrália). A estação também será adicionada ao mercado de Perth.

Diferente da novidade em Miami (EUA), a Triple M 90s terá sua grade fechada para o gênero pop/rock (sendo uma versão mais abrangente do alternativo). Ou seja, a estação irá de Nirvana, Pearl Jam, Stone Temple Pilots e Soundgarden até hits do The Prodigy, Chemical Brothers e Fatboy Slim em sua playlist.

Na Austrália, a Triple M 90s se junta às já oferecidas outras estações da linha Triple M DAB +, são elas: Triple M Soft Rock, Triple M Country, Triple M Classic Rock e Triple M Hard N Heavy., todas geridas pelo grupo SCA (Southern Cross Austereo).

A Triple M 90s substituiu a Triple M Greatest Hits e irá concorrer com a já criada linha de rádios digitais (DAB+) anos 90 da ARN (Australian Radio Network).


Logotipo da Triple M 90s, lançada hoje no dial DAB+ de mercados australianos

Anos 90 já funcionam como ponto de partida de outros formatos musicais já estabelecidos

Os trabalhos já realizados nos últimos anos por estações de formato HOT AC e alternativo já contam com os hits musicais dos anos 90 como um ponto de partida importante de suas playlists e linguagens. As principais marcas do HOT AC nos Estados Unidos, como MyFM 104.3 de Los Angeles, Star FM 101.3 de San Francisco, entre outras, tem a "variedade" de hits como um slogan, indicando que elas executam sucesso dos anos 90, 2000 e atuais.

O mesmo acontece com as variações do alternativo, que em sua maioria concentram hits a partir dos anos 90, até hits lançados atualmente, algo bem perceptível em rádios como ALT98.7 FM 98.7 de Los Angeles, WXRT FM 93.1 de Chicago, Alt FM 92.3 de Nova York, Radio X FM 104.9 de Londres (Inglaterra), entre outras estações.

Recomendamos:
> Curiosidade: Adulto-contemporâneo avança de novo em participação de audiência nos Estados Unidos em 2019
> Coronavírus: Após queda, formatos musicais começam a recuperar a audiência perdida no início da pandemia
> Coronavírus: Edison Research aponta possível mudança no comportamento dos ouvintes em relação aos horários de escuta
> Acesse tudoradio.com/tendencias para ler mais notícias sobre tendências do rádio/áudio e de tecnologia

Com informações do RadioToday Australia e Radio Insights / Colaboração de David Duck

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23832-tendencias-curiosidade-anos-90-ganham-espaco-como-formato-exclusivo-de-radio-nos-eua-e-na-australia