Sexta-Feira, 07 de Maio de 2021 @ 17:03

Ministro Fábio Faria assina portaria do chip FM em smartphones e Motorola divulga lista de aparelhos com eFM

Brasília – Ao todo, 23 modelos de smartphones da marca contam com acesso ao FM estendido

Publicidade

O Ministério das Comunicações (MCom) estabeleceu medidas para garantir que a recepção de rádio FM esteja habilitada em telefones celulares produzidos e comercializados no Brasil. A portaria, que é válida para os novos modelos que serão fabricados, foi assinada nesta semana pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, que destacou a relevância da ação. Apesar de até então não ser obrigatório, muitas marcas já produziam aparelhos de rádio, rádios automotivos e smartphones com o dial estendido (eFM). Uma delas é a Motorola, que divulgou uma lista com 23 modelos que já contam com a tecnologia.

adstexto

De acordo com as informações divulgadas pela própria Motorola, a maioria dos seus celulares que já possuem suporte ao dial FM estendido (eFM). Modelos como Moto G10, Moto G 5G, Motorola Edge, entre outros já poderão sintonizar as emissoras que passaram a transmitir hoje suas programações na nova faixa.


Dial eFM do Moto G8 Play

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), em 2019, 83% dos modelos de aparelhos celulares produzidos no país já possuíam receptor de Rádio FM integrado. Com a nova regulamentação, estes equipamentos serão habilitados.

O secretário de radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão, ressaltou a importância desse veículo de comunicação. "O rádio é o meio de informação mais rápido e próximo da população. Seja nas grandes ou pequenas cidades do país, ele informa, entretém e presta serviços com qualidade e responsabilidade social”, ressaltou.

Veja abaixo a lista de modelos da Motorola que já possuem o dial FM estendido:

Moto G30
Moto G10
Moto G 5G Plus
Moto G 5G
Moto G9 Power
Moto G9 Play
Moto E7 Plus
Motorola One Fusion+
Motorola One Fusion
Motorola Edge
Moto G8 Power
Moto G8
Motorola One Hyper
Moto G8 Plus
Motorola One Macro
Moto G8 Play
Motorola One Zoom
Motorola One Action
Motorola One Vision
Moto G7 Plus
Moto G7
Moto G7 Power
Moto G7 Play

Veja também:
Migração AM-FM em faixa estendida de FM é iniciada hoje em SP, RJ, DF, MG, PE e RS

Com informações no Canaltech

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25367-ministro-fabio-faria-assina-portaria-do-chip-fm-em-smartphones-e-motorola-divulga-lista-de-aparelhos-com-efm