Sexta-Feira, 23 de Julho de 2021 @ 13:11

Terceiro encontro virtual do Comitê Técnico da Aesp aborda temas voltados à migração AM-FM

São Paulo – Durante a reunião, foram apresentados dados sobre efetivação dos canais e receptores com o FM 2.0

Publicidade

Atualizado - A Associação de Emissoras de Rádio e Televisão de São Paulo (Aesp), realizou na quarta-feira (21) o 3º Encontro Virtual do Comitê Técnico de 2021. O evento, que teve transmissão aberta pelas redes sociais da entidade, abordou temas voltados à migração AM-FM, como o Uso da Faixa Estendida FM, chamado agora como FM 2.0. Os participantes detalharam as primeiras impressões da operação a partir de 76 MHz e também abordaram a canalização em FM convencional.

adstexto

O encontro contou com a participação de Flavio Lara Resende (Presidente ABERT); André Cintra (diretor de Rádio da ABERT); André Canassa (Banda B de Curitiba); Jair Ventura (Jornal do Comércio Recife); Marcello Cesário (Rádio Capital de São Paulo) e José Mauro Ávila (vice-líder Comitê AESP). O presidente da AESP, Rodrigo Neves, conduziu o evento ao lado do líder do Comitê, Eduardo Cappia, e do radiodifusor Marco Moretto.

Durante o encontro, foram divulgados novos resultados da migração AM/FM. “Além das questões técnicas, precisamos debater o tema sob os pontos de vista comercial, negocial e de resultado de ouvintes”, afirmou Rodrigo Neves.

Em sua participação, André Cintra apresentou as etapas do processo e atualizou dados sobre o andamento da mudança das rádios para a faixa estendida, batizada de faixa 2.0. Segundo ele, 247 canais já foram efetivados no Plano Básico, sendo 136 na nova faixa e 134 na convencional. “Nos próximos dias, será lançada uma Consulta Pública com mais quatro canais “, anunciou. Dos 1.656 pedidos de migração, 1.539 foram incluídos no Plano Básico e 53 estão pendentes.

Conforme noticiado pelo tudoradio.com, o vice-líder do Comitê, José Mauro Ávila apresentou opções de receptores que já contam com o dial preparado para a faixa 2.0. “Para incentivar os ouvintes precisamos ter os produtos”, defendeu.

Pioneiras do FM 2.0

Os representantes de emissoras que participam do processo de transmissão científica no eFM, iniciado em 7 de maio, apresentaram estratégias e resultados da operação na nova frequência. Segundo o representante da rádio curitibana Banda B, André Canassa, estar na faixa AM representava um entrave para os negócios da emissora, já que a maioria dos grupos de mídia só investem em FM. “Desde a data da migração, já expandimos nossa base de clientes”, ressaltou.

Marcelo Cesario, da Rádio Capital (SP), também já colheu resultados. A estratégia de divulgação envolveu a distribuição de mil receptores de rádio entre os ouvintes. Durante a programação, os 36 comunicadores divulgam a novidade e ensinam os ouvintes a aderir à faixa 2.0. “No pós-pandemia, pretendemos ter equipe de promoção e distribuição de adesivos nas ruas”, anunciou.

Pioneira da migração no Recife (PE), a Rádio Comércio, representada por Jair Ventura, (PE), iniciou medições de sinal em comparação com outras duas emissoras locais e constatou que a recepção tem qualidade, com baixo índice de interferências ou ruídos. “Já percebemos reforço dos clientes”, afirmou.

Saiba mais:
Cresce a oferta de receptores FM que iniciam a partir de 76 MHz. AESP Talks lista modelos automotivos e portáteis 
Levantamento: Sem contar com eFMs, migração AM-FM se aproxima de 800 rádios mapeadas pelo Dials tudoradio.com
Curiosidade: Estações em eFM são captadas com facilidade em grandes centros como São Paulo
Rádio Capital e Banda B orientam a audiência sobre receptores eFM. Mais rádios anunciam operação em nova faixa

Confira as transmissões ativas em eFM até o momento:

Rádio Capital FM 77.5 - São Paulo
Rádio Cultura Brasil FM 77.9 - São Paulo
Rádio Jornal FM 76.1 - Recife
Rádio Liberdade FM 83.3 - Porto Alegre
Rádio Nacional FM 87.1 - São Paulo 
Rádio Nacional FM 87.1 - Recife
Rádio Nacional FM 87.1 - Rio de Janeiro
Rádio Nacional FM 87.1 - Belo Horizonte 
Rádio MEC FM 87.1 - Brasília
Rádio Banda B FM 79.1 - Curitiba 

Tua Rádio São Francisco FM 79.9 - Caxias do Sul (RS) - iniciou no dia 23 de julho

Recomendamos:
Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com
Mapa da Atualização: confira aqui em tempo real as mudanças no dial de todo o país
Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/25792-terceiro-encontro-virtual-do-comite-tecnico-da-aesp-aborda-temas-voltados-a-migracao-am-fm