Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 07 de Julho de 2021 @ 07:31

Rádio Capital e Banda B orientam a audiência sobre receptores eFM. Mais rádios anunciam operação em nova faixa

São Paulo - Rádios divulgam passo a passo sobre a sintonia de uma FM em faixa estendida e dão dicas aos ouvintes sobre receptores

Publicidade

Atualizado - A entrada de várias estações em eFM (FM estendido) com operação em caráter científico a partir de maio tem como finalidade a popularização da nova faixa em FM, que passou a ser iniciada em 76.1 FM. E, além da transmissão ativa, algumas dessas emissoras estão orientando a população sobre o que é o eFM e como adquirir receptores capazes de captar essas novas sintonias. A Rádio Banda B AM 550 FM 79.3 criou um hotsite sobre o tema e a Rádio Capital AM 1040 FM 77.5 tem feito publicações orientando a audiência. Outra novidade é o anúncio de mais FMs em dial estendido para os próximos meses.

A Rádio Capital de São Paulo tem divulgado um passo a passo que facilita a aquisição de receptores FMs com dial estendido, indicando algumas dicas para seus ouvintes: testar o rádio com o vendedor na hora, tentar sintonizar a rádio, mesmo que com pouco sinal ou a presença de ruídos. A Capital lembra que "a qualidade do FM oscila de acordo com a região, por isso conseguir sintonizar é mais importante do que ouvir bem nessa situação. Em casa, seu sinal poderá ser melhor".

Outra ação comum da Rádio Capital é o envio de um tutorial em vídeo para os ouvintes, explicando de forma simples e rápida como funciona a sintonia da rádio em eFM. Esse material também é publicado nos canais sociais e digitais da estação paulistana e pode ser acompanhada na sequência.


Tutorial da Rádio Capital sobre a sintonia em eFM

Já a Banda B criou uma espécie de “FAQ” através de um hotsite presente em seu portal. Disponível em bandab.com.br/fm, a rádio listou sete perguntas comuns feitas pela audiência de rádio sobre o tema eFM e a ida da Banda B ao novo dial, com as respostas presentes na mesma área. Na sequência, a emissora curitibana lista cinco matérias do portal Banda B com receptores capazes de sintonizar a rádio em 79.3 FM. Nessa lista estão rádios com FM e modelos de smartphones com recepção FM (marcas Samsung, Multilaser, Positivo, Motorola e LG).

Nos dois casos as emissoras destacam a facilidade de sintonia na nova faixa FM e deixam claro para a audiência que a transmissão em AM continua, assim como a disponibilidade das emissoras via streaming (internet). E todas as dicas dadas são reforçadas durante a programação das rádios. 


Registro da área especial da Banda B sobre o eFM

Veja também:
> Curiosidade: Estações em eFM são captadas com facilidade em grandes centros como São Paulo
> Migração AM-FM em faixa estendida de FM é iniciada em SP, RJ, DF, MG, PE e RS

Mais rádios em eFM?

Desde maio, várias estações iniciaram suas transmissões em eFM (veja a lista oficial logo abaixo) e a Anatel publicou atos que fixam quais serão os canais em FM utilizados pelas migrantes AM-FM de mercados como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, entre outros. E algumas dessas emissoras passaram a fazer expectativas públicas em canais sociais sobre a ida para a faixa FM, já em processo definitivo.

Uma delas é a atual Rádio Tropical Gospel AM 1320 de Curitiba, estação de formato religioso/gospel que divulgou uma campanha em redes sociais sobre a sua ida para a faixa FM (veja abaixo), indicando a sintonia 81.3 FM. Esse canal já foi confirmado através de um ato da Anatel no começo de maio.


Publicação feita pela Rádio Tropical Gospel sobre sua faixa em FM

Emissoras em eFM que estão ativas desde maio, em caráter científico:

Rádio Capital FM 77.5 - São Paulo
Rádio Cultura Brasil FM 77.9 - São Paulo
Rádio Jornal FM 76.1 - Recife
Rádio Banda B FM 79.3 - Curitiba
Rádio Liberdade FM 83.3 - Porto Alegre
Rádio Nacional FM 87.1 - São Paulo 
Rádio Nacional FM 87.1 - Recife
Rádio Nacional FM 87.1 - Rio de Janeiro
Rádio Nacional FM 87.1 - Belo Horizonte 
Rádio MEC FM 87.1 – Brasília

+ Anatel confirma migração AM-FM em canais convencionais em SC. Definido eFM no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba
+ Salvador e Recife têm seus primeiros canais em eFM revelados em ato da Anatel sobre a migração AM-FM
+ MCom confirma migração AM-FM de Fortaleza (CE) em dial FM convencional

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Migração AM-FM, dicas, receptores, transmissão, FM estendido, dial FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.