Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Quinta-Feira, 13 de Maio de 2021 @ 07:31

Curiosidade: Estações em eFM são captadas com facilidade em grandes centros como São Paulo

São Paulo - Ouvintes enviaram registros de sintonias das estações científicas que passaram a operar em algumas capitais brasileiras. Os relatos são na maioria de facilidade na sintonia

Publicidade

Após quase uma semana de estações ativas na faixa eFM (estendida), o tudoradio.com publica uma curiosidade sobre os relatos recebidos pela redação nos últimos dias, referentes à sintonia dessas emissoras. Na maioria dos casos, os ouvintes têm facilidade em receber o sinal dessas novas FMs, mesmo com as transmissões ocorrendo em caráter científico. O mesmo já havia ocorrido durante os testes em eFM realizados em 2014, quando ocorreu a primeira transmissão no dial estendido. Acompanhe:

Foram vários os relatos recebidos pelo tudoradio.com. Alguns registros são referentes à sintonia feita em automóveis, inclusive dentro de garagens. Nesse caso, foram captadas as estações Rádio Capital FM 77.5 e Rádio Cultura Brasil FM 77.9 sem dificuldades, inclusive com a recepção dos dados enviados pelo sistema RDS (mensagens de texto). Bem localizadas (ambas em pontos estratégicos de São Paulo) e com a nova faixa FM mais livre, a propagação dos sinais dessas estações ocorre sem dificuldade, mesmo com a baixa potência na transmissão.


Registro de sintonia da Rádio Capital FM 77.5 na Marginal Pinheiros / colaboração: Jorge Ribeiro

Já a recepção em receptores portáteis, como rádios FMs de mão ou celulares com FM habilitado, também não foram constatadas dificuldades, exceto em áreas de maior concentração de transmissão de estações em FM, como a região da Avenida Paulista ou as proximidades com a Sé. Essa situação já era algo que estava na conta, pois a transmissão científica ocorre em menor potência do que a operação definitiva. Outro ponto, que é relativo, depende da seletividade do receptor utilizado (geralmente os receptores em smartphones possuem um comportamento melhor em áreas de grande concentração de transmissão em FM).

Com o eFM ainda tendo uma menor ocupação de sua faixa, não foi incomum relatos de ouvintes que conseguiram captar as estações em eFM a partir de localidades mais distantes da Grande São Paulo, mesmo com menor potência. O tudoradio.com recebeu um relato de escuta das estações Rádio Cultura Brasil FM 77.9 e Rádio Capital em Nova Odessa (Grande Campinas). Outro registro de sintonia ocorreu em Bragança Paulista, onde foi possível receber com certa facilidade a transmissão da Rádio Nacional FM 87.1 (instalada no Pico do Jaraguá).


Recepção da Rádio Cultura Brasil na zona sul de São Paulo, região da Cursino / colaboração: Sílvio Bono

Ainda sobre a cobertura em São Paulo, ouvintes que acompanharam as transmissões e estiveram em contato com o tudoradio.com, elogiaram a facilidade de captação da Rádio Capital e a qualidade do áudio percebido em 77.5 FM. Foram feitas escutas em garagens de veículos, onde o sinal de FM pode oscilar a depender da estrutura dos prédios, mas a Capital manteve o comportamento padrão de sintonia da maioria das FMs.

Todo esse comportamento das estações em eFM já era algo aguardado pelo setor, devido aos testes realizados em 2014, também em caráter científico. Na ocasião, a Jovem Pan AM 620 foi repetida em 84.7 FM, com transmissão de baixa potência realizada a partir da estrutura da rádio, localizada na Avenida Paulista. A cobertura da estação alcançou toda a Grande São Paulo.

Recomendamos:
> Migração AM-FM em faixa estendida de FM é iniciada hoje em SP, RJ, DF, MG, PE e RS
> Curiosidade: Confirmação da estreia do dial FM estendido em São Paulo movimenta mercado

Oferta de receptores

O desafio da nova faixa eFM será a oferta de receptores que atendem a ampliação do espectro. Para isso, a expectativa é de que a presença das estações ativas em eFM ajude a popularizar o novo espaço do dial, aliado à maior oferta de aparelhos, que é ancorada na regulamentação do chip FM ativo em smartphones e pela portaria de 2017, esta que obriga a produção nacional de rádios com FM estendido.

Para aqueles que possuem smartphone com FM, mas a faixa é iniciada em 87.5 FM, é interessante verificar nas configurações de Rádio do aparelho a disponibilidade da opção "Selecionar região". Nela, caso haja a opção "Japão", a banda FM é estendida, começando em 76.0 FM. O mesmo vale para dispositivos como o Apple iPod Nano, que possui FM embutido.


Sintonia de frequência na faixa estendida durante teste de transmissão da Jovem Pan de São Paulo, em 2014. Foi utilizado um iPod Nano no modo Japão / registro: tudoradio.com

os receptores automotivos com centrais multimídia, que tem sido algo padrão da indústria, é possível uma simples atualização de software para ampliar a faixa, inclusive para modelos de carros produzidos fora do Brasil. É recomendável consultar a concessionária de sua montadora de preferência sobre o assunto. Porém, a maior dos modelos brasileiros em circulação desde 2018 já contam com o FM estendido disponível sem a necessidade de adaptações.

As estações ativas em eFM até o momento (transmissão científica):
Rádio Capital FM 77.5 - São Paulo
Rádio Cultura Brasil FM 77.9 - São Paulo
Rádio Jornal FM 76.1 - Recife
Rádio Liberdade FM 83.3 - Porto Alegre
Rádio Nacional FM 87.1 - São Paulo 
Rádio Nacional FM 87.1 - Recife
Rádio Nacional FM 87.1 - Rio de Janeiro
Rádio Nacional FM 87.1 - Belo Horizonte 
Rádio MEC FM 87.1 - Brasília
Rádio Banda B FM 79.1 - Curitiba (a partir do dia 21)

Veja também:
> Anatel confirma migração AM-FM em canais convencionais em SC. Definido eFM no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba
> Salvador e Recife têm seus primeiros canais em eFM revelados em ato da Anatel sobre a migração AM-FM

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Colaborações de Jorge Ribeiro, Adriano Mansette, Sílvio Bono, Diórgenes Lopes, Pedro G Cruz, Rodrigo Bressam e Eduardo Faria

Tags: Rádio, Migração AM-FM, canais, dial, frequências, cidade, sintonia, eFM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.