Sexta-Feira, 15 de Outubro de 2021 @ 13:08

NAB e RAB anunciam a integração do Radio Show ao NAB Show a partir de 2022

São Paulo - Evento dedicado ao rádio que acontecia de forma itinerante no segundo semestre será fixado à agenda do NAB Show, em Las Vegas

Publicidade

A NAB (National Association of Broadcasters) e a RAB (Radio Advertising Bureau) anunciaram uma mudança em seu calendário que poderá ser positiva para os radiodifusores brasileiros. A partir de 2022, o Radio Show (considerado o principal evento dedicado exclusivamente à indústria de rádio norte-americana) não será mais itinerante e presente na agenda do segundo semestre. A NAB vai integrar a programação Radio Show à grade do NAB Show, este que é tradicionalmente realizado no mês de abril, em Las Vegas (Estados Unidos). A novidade será implementada já para a edição de 2022.

adstexto

Inicialmente, a ideia de fazer o Radio Show de forma que se encaixasse na agenda do NAB Show surgiu com o cancelamento das edições 2020 de ambos os eventos, devido à pandemia da covid-19. As duas programações seriam realizadas neste mês de outubro, em Las Vegas, como edições de 2021. Porém, assim como ocorreu no ano passado, toda a programação presencial relacionada à NAB foi cancelada, devido ao repique de casos da covid-19, ocasionados pela variante delta.

Para 2021 a NAB anunciou planos de transmitir ao vivo os principais componentes de ambos os programas online no mês que vem, para manter as discussões que estavam previstas para o NAB Show 2021 e para o Radio Show 2021. Os eventos 2021 NAB Marconi Radio Awards e o discurso sobre o estado da indústria do presidente e CEO da NAB, Gordon Smith, ocorrerão virtualmente em 10 de novembro, às 15h00, em NAB.org/watch e estarão disponíveis na plataforma NAB Amplify.

Possivelmente parte da programação destinada aos eventos presenciais estejam disponíveis para a indústria a partir dessas plataformas, em novembro.

Delegação brasileira

As principais associações do setor de rádio e TV do país, assim como executivos das principais emissoras, já estão acostumadas a organizar delegações para a acompanhar a NAB Show em Las Vegas (EUA), inclusive com a realização de eventos paralelos, como o Café da Manhã da ABERT/AESP e o SET & Trinta. Pelo o que apurou o tudoradio.com, havia uma grande expectativa por parte dos radiodifusores em poder agregar a programação do Radio Show na mesma viagem destinada ao NAB Show.

O cancelamento da edição de 2021 e as dúvidas relacionadas à possibilidade de viagens internacionais devido aos protocolos relacionados à pandemia da covid-19 estavam frustrando os executivos ouvidos pelo tudoradio.com, já que para o ano seguinte a expectativa era de retorno à agenda tradicional da NAB, com o NAB Show no primeiro semestre em Las Vegas e o Radio Show apenas no segundo semestre, em outra cidade do país (a expectativa era de Nashville). 

Agora a situação muda: o NAB Show 2022 está confirmado (23 a 27 de abril de 2022) e será o primeiro evento presencial da NAB desde 2019. E, com o anúncio feito pela associação sobre a ida do Radio Show para Las Vegas, a expectativa da delegação brasileira é novamente elevada.

“Esta mudança oferece mais oportunidades em um local para profissionais de rádio e eleva o rádio no ecossistema de mídia maior representado no NAB Show”, disse a NAB no anúncio. A decisão de agrupar os dois eventos foi realizada de forma conjunta entre a NAB e o Radio Advertising Bureau, sendo um planejamento de longo prazo. 


Um dos acessos internos do Las Vegas Convention Center durante o NAB Show 2018 / crédito: tudoradio.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/26252-nab-e-rab-anunciam-a-integracao-do-radio-show-ao-nab-show-a-partir-de-2022