Terça-Feira, 14 de Setembro de 2021 @ 07:29
São Paulo - Apenas seis meses separam o evento de 2021 com o de 2022. NAB Show deste ano não deverá contar com presença significativa de congressistas brasileiros
O NAB Show, considerado um dos principais eventos de tecnologia e comunicação do planeta, já tem datas confirmadas para a edição do próximo ano. O calendário tradicional do evento, que reúne feira e congresso, retornará para o mês de abril. Com isso, a edição de 2022 ficará apenas seis meses de distância em relação ao NAB Show 2021, previsto para o próximo mês. A notícia é positiva para os radiodifusores brasileiros, que têm a expectativa de retomar as agendas de eventos internacionais a partir do próximo ano.
Com uma distância menor entre as duas edições, o peso de não acompanhar presencialmente o NAB Show 2021 para os congressistas brasileiros será menor, pois a expectativa de contar com caravanas para 2022 é grande. Vale recordar que a última edição presencial da feira e congresso, que acontecem sempre em Las Vegas (EUA), ocorreu em abril de 2019, tendo cobertura do tudoradio.com.
Devido a pandemia da covid-19, o calendário de eventos organizados pela NAB (National Association of Broadcasters) ficou todo alterado, com edições virtuais em 2020 e o adiamento da edição de 2021 de abril para outubro. Com isso, o congresso Radio Show 2021, que é organizado pela NAB e totalmente voltado à indústria de rádio, acontecerá de forma simultânea ao NAB Show 2021 (uma oportunidade para quem puder estar presente em Las Vegas neste ano).
A AERP, uma das associações do setor que costuma estar envolvida na delegação brasileira, chegou a manifestar que não vão organizar caravana para o NAB Show 2021, programação esta que poderá ser retomada já em 2022. O motivo é o posicionamento da embaixada brasileira nos EUA: “As restrições de entrada de passageiros provenientes do Brasil, nos últimos 14 dias anteriores ao da tentativa de entrada nos EUA, ainda está válida e sem previsão de ser revogada”.
2021 ou 2022… programe-se:
A edição de 2022 do NAB Show está marcada para acontecer entre os dias 23 a 27 de abril do próximo ano. Já a edição de 2021 acontecerá no próximo mês, entre os dias 9 a 13. Já o Radio Show 2022 retomará a sua programação itinerante, realizando a conferência em Nashville, cidade que já iria receber a edição de 2020.
Para os brasileiros que ainda tem interesse em participar das edições deste ano do Radio Show e do NAB Show, a NAB irá cobrar uma prova de vacinação contra a covid-19 para validar a entrada dos congressistas e dos expositores da feira.
Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas pela organização do NAB Show, porém é necessário que o interessado esteja com o seu ciclo vacinal completo, ou seja, pelo menos 2 semanas após a aplicação da segunda dose ou 2 semanas após aplicação da vacina da Janssen da Johnson & Johnson (que é de 1 dose).
Novamente sobre a entrada de brasileiros nos EUA, recentemente foi autorizada a entrada de estudantes, acadêmicos e jornalistas do Brasil que já tenham um visto. Fora tais exceções, passageiros que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias não estão autorizados a entrar em território norte-americano.
E o que vai acontecer em 2021?
O tudoradio.com chegou a fazer uma matéria especial sobre o que é esperado para o NAB Show 2021, mas principalmente para o Radio Show 2021, evento este que é totalmente dedicado à indústria de rádio. Os dois congressos terão repercussão no tudoradio.com conforme as sessões ocorram, porém a cobertura presencial deverá retornar a partir da edição de 2022.
Em julho, a SET confirmou a realização do SET e Trinta durante a edição 2021 do NAB Show, entre os dias 9 e 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
+ Radio Show e NAB Show 2021 devem abordar "o novo melhor" do rádio no pós-pandemia
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.