Quarta-Feira, 22 de Junho de 2022 @ 07:31

O Rádio Hoje | Festa dos 100 anos do rádio ocorre em momento positivo para as FMs de São Paulo

São Paulo - FM paulistano segue com marcas históricas, onde 9 estações contam com alcances que superam a marca de 2 milhões de ouvintes diferentes em cada canal

Publicidade

Hoje (22) será realizada uma festa que irá marcar o início das comemorações dos 100 anos do rádio no Brasil. As principais estações de São Paulo se reuniram para organizar um evento voltado ao mercado publicitário, que contará também com duas emissoras do Rio de Janeiro e apresentações de artistas nacionais. E tudo isso ocorre em um momento positivo para o meio quando o assunto é a relevância do rádio. Hoje são 9 FMs cujo alcance é superior a 2 milhões de pessoas diferentes em 30 dias, isso em cada estação (Kantar IBOPE Media, trimestre março a maio de 2022 / 05h-00h-FM+WEB). Nesse quesito e também em audiência, o rádio paulistano vive hoje o seu melhor momento desde 2018. Acompanhe os detalhes:

adstexto

Veja aqui como foi a festa "Rádio + 100 anos": Reunião histórica de rádios em São Paulo movimenta o mercado publicitário e tem foco no futuro

A Band FM 96.1 (popular/hits) segue com o maior alcance do rádio de São Paulo, com mais de 3 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que vive um momento histórico e está em alta no número de pessoas atingidas. Ela abre a sequência das rádios acima de 2 milhões, lista esta completada por Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), Gazeta FM 88.1 (popular/hits), Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), Nativa FM 95.3 (popular/romântica-sertaneja), Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa). 

Também é destaque o número de rádios em FM que superam a marca de 1 milhão de ouvintes alcançados em 30 dias por cada sintonia. Se juntam ao grupo já citado acima as emissoras Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits, que está muito próxima da marca dos 2 milhões), Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-pop/esportes), Kiss FM 92.5 (adulto/rock) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes).

O rádio está em alta?

Análise - O número de ouvintes diferentes atingidos pelo rádio em São Paulo dá uma dimensão da relevância do meio em nossa sociedade. Tratam-se de índices elevados, superior à maioria das populações de cidades e regiões do país, que apontam um cenário consolidado para as estações e também de grande afinidade do público com as suas estações preferidas. E esses dados não se restringem apenas à capital paulista: pesquisas recentes em diferentes países indicam desafios, mas que partem de números e cenários positivos.

E o fato do alcance do rádio paulistano ter avançado para níveis superiores aos valores vistos nos últimos anos mostra que o rádio está conseguindo se adaptar aos novos modelos de entrega de seu conteúdo, seja tornando o dial mais acessível pelos mais diversos aparelhos (com destaque para o smartphone e o receptor automotivo) e investindo na distribuição digital (através do streaming, conteúdo de áudio on-demand como podcasts, portais, aplicativos e mídias sociais). 

Os números mostram que o consumo de rádio permanece como um hábito por parte da população, que também passa a buscar suas estações preferidas através dos mais diferentes canais de distribuição de conteúdo. E é pensando nisso que o início das comemorações dos 100 anos do rádio pretende destacar o atual momento do veículo e também o seu futuro. 

Veja também:
> São Paulo tem 9 FMs acima de 2 milhões de ouvintes únicos e Rio de Janeiro tem 4
> Panorama: Band FM dispara em audiência. Alpha FM retorna ao top 3 em São Paulo

Alcance?

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou à emissora.

O dado é muito utilizado pelo mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação, também auxiliando diretamente na defesa comercial do meio rádio.

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).

O mercado FM tem aumentado a relevância da análise e divulgação dos dados de alcance. Segundo a indústria, isso torna o paralelo entre estes dados uma tarefa mais objetiva para os compradores de mídia.

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista panorâmica sentido Avenida Paulista, em São Paulo / crédito: depositphotos.com

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/27565-o-radio-hoje-festa-dos-100-anos-do-radio-ocorre-em-momento-positivo-para-as-fms-de-sao-paulo