Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Sexta-Feira, 10 de Junho de 2022 @ 07:29

Panorama: Band FM dispara em audiência. Alpha FM retorna ao top 3 em São Paulo

São Paulo - Universo de audiência renova melhor marca desde 2018. 105 FM, Antena 1 Rádio Mix FM também apresentam avanços

Publicidade

São Paulo acompanhou nesta quarta-feira (8) mais uma atualização dos dados sobre consumo de rádio, em pesquisa que é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. E a notícia é de novo positiva: no universo de ouvintes, o FM renovou a sua melhor marca desde a pesquisa atualizada em agosto de 2018 (trimestre abril a junho daquele ano), representando também o segundo avanço consecutivo no índice geral de audiência. Vários destaques foram observados. E nos próximos dias o tudoradio.com também repercutirá o alcance do rádio FM na Grande São Paulo, que também está com valores expressivos. Acompanhe (trimestre março a maio de 2022, 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais):

Novidades no top 3 e líder disparada

Segue em destaque o desempenho de audiência da Band FM 96.1 (popular/hits), emissora que há mais de sete anos tem liderado o ranking FM nos principais períodos da medição. Na atual atualização dos dados de rádio, a 96.1 FM viu um forte crescimento em seu volume de audiência, o que deixou a líder ainda mais isolada no topo e com a sua melhor média de ouvintes em 2022. No alcance, a Band FM segue acima dos 3.1 milhões (30 dias) e renova a sua melhor marca nesse quesito.

Na sequência, a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) praticamente não viu mudanças em sua média de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mantendo assim o patamar obtido na pesquisa anterior e um alcance que supera 2.1 milhões (30 dias). Isso é o suficiente para manter a 104.7 FM na segunda colocação geral de audiência, situação também observada em filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

A Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) foi um dos destaques da atual medição ao retornar para o top 3 no filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que também aparece bem próxima da atual vice-líder nos filtros gerais. E aqui cabe uma observação: a distância entre a segunda e a quarta colocada não é grande, ou seja, a Nativa FM 95.3 (popular/romântica-sertaneja) também está nesse bolo e avança para o top 3 de audiência em filtros gerais. E em alcance, Nativa e Alpha estão acima de 2.2 milhões de ouvintes em 30 dias.

Estável, a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) segue bem próxima desse "bolo" que disputa espaços no top 3 nos principais períodos da pesquisa de audiência. A 100.9 FM, que é isolada o segundo maior alcance do rádio de São Paulo com 2.8 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias, manteve o novo patamar de audiência obtido a partir da pesquisa anterior.

Top 10 movimentado

A sequência do ranking FM de audiência conta com algumas rádios mais próximas quando consideradas as médias de audiência. A Gazeta FM 88.1 (popular/hits) é a emissora que está mais isolada entre essas rádios (e o terceiro maior alcance do rádio paulistano), mas hoje é acompanhada um pouco mais de perto pelas emissoras 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) e Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits, dona do quinto maior alcance, acima de 2.3 milhões), emissoras que registraram médias bem próximas nos principais períodos da pesquisa.

Logo na sequência, mais três rádios que apresentaram altas em seus índices: a Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) foi uma delas ao apresentar uma variação de destaque na comparação com a pesquisa anterior, aparecendo em nono geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

As outras duas: Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) também variou de forma positiva em períodos gerais está na sequência, e a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop). As duas FMs avançam no top 10 em filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) e, no caso da Mix, a rádio cravou a sua melhor marca de audiência desde agosto de 2017, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de seguir acima dos 2.1 milhões de ouvintes diferentes alcançados em 30 dias.

Mais destaques

Rádios como a Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) apresentaram novas altas em seus volumes de audiência e aparecem agora bem próximas da Kiss FM 92.5 (adulto/rock), ampliando a concorrência no ranking FM. A Rádio Disney é outra FM que vem apresentando um crescimento constante de audiência na Grande São Paulo e segue muito próxima da marca de 2 milhões de ouvintes alcançados em 30 dias.

BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) acompanharam a alta do FM na Grande São Paulo e ganharam posições em filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). As duas estações são separadas pela Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), que aparece com um índice estável em relação à medição anterior.

A Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e a Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com a primeira mantendo o patamar de audiência obtido na pesquisa anterior e a 100.1 FM segue evoluindo em audiência, cravando a sua melhor marca recente na Grande São Paulo.

A Massa FM 92.9 (popular/sertanejo) aparece logo na sequência, rádio que apresentou uma das maiores variações absolutas de audiência na atual medição. A estação também cravou a sua melhor marca histórica de alcance (30 dias) na Grande São Paulo.

Veja também:
> São Paulo tem 9 FMs acima de 2 milhões de ouvintes únicos e Rio de Janeiro tem 4
> Panorama: Transcontinental e Nativa FM avançam em São Paulo. Band FM segue líder

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista para o Parque Ibirapuera, com a região da Avenida Paulista no horizonte / crédito: depositphotos.com

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.