Terça-Feira, 04 de Outubro de 2022 @ 07:31

Tendências | iHeartMedia passa a medir consumidor e impacto de anúncios em toda sua cadeia de transmissão de rádio

São Paulo - Atribuição de marketing de ponta a ponta é usada para medir o envolvimento do público com o anúncio de rádio. Gigante fecha parceria com Neustar

Publicidade

Na semana passada, a Neustar, uma empresa especializada em marketing, anunciou uma parceria com a iHeartMedia, grupo de rádios norte-americano que é líder no universo de áudio no continente. A novidade visa implantar uma atribuição de marketing de ponta a ponta na transmissão de rádio, ou seja, medindo o comportamento de consumidores que estão sintonizados no FM e no AM das emissoras da iHeart. Trata-se de uma movimentação inédita para o cenário "offline" de rádio, onde será possível medir o engajamento do público à publicidade veiculada pelas estações.

adstexto

Segundo o comunicado da Neustar, a parceria "expande a Neustar Unified Measurement Solution, que abrange a solução de Marketing Mix Modeling (MMM) e Marketing Attribution para incluir o universo de rádio de transmissão iHeart", sendo a primeira empresa de serviço de atribuição "a unificar a medição de rádio". "Essa inovação fornece insights críticos sobre a contribuição incremental que o alcance massivo da transmissão de rádio tem no comportamento de compra do consumidor", detalha.

“A escala e a eficácia da transmissão de rádio são inegáveis”, afirma Brian Kaminsky, diretor de dados e presidente de estratégias de receita da iHeartMedia, em anúncio sobre a parceria. “Agora, com a Neustar, podemos oferecer às marcas um novo nível de análise granular do consumidor em nível de usuário, para garantir que todos os canais de mídia – incluindo rádio de transmissão, sejam usados ??para otimizar seus planos de marketing e gerar os resultados que buscam", completa o executivo.

Segundo uma reportagem do portal businesswire.com, a inclusão de rádio na solução de medição da Neustar é "a única solução para integrar perfeitamente os dados de engajamento de rádio da iHeart com os modelos de atribuição de marketing em nível de cliente da Neustar'', afirma o texto. A reportagem destaca que as soluções de atribuição de marketing da Neustar "aproveitam recursos mais abrangentes de identidade e de 'machine learning' disponíveis, que potencializam a resolução de identidade avançada e a análise de marketing para 70% das marcas da Fortune 100" (grupo das 100 marcas mais valiosas).

De acordo ainda com o anúncio realizado na semana passada, ferramentas como essas visam ajudar os anunciantes a entender melhor o comportamento dos consumidores, inclusive a transmissão de rádio, para medir e otimizar seus investimentos em marketing de forma holística em todos os canais. 

Isso possivelmente resolve uma situação apontada como problema crônico do rádio (e de outros veículos offline) sobre a aferição dos resultados publicitários com base de dados instantâneos, de fácil rastreio ou confiabilidade, como ocorre com o digital. O rádio já dispõe de cenários de dados através de iniciativas on-line, como no streaming de áudio, mas a transmissão terrestre sempre dependeu mais do recall. E isso, provavelmente, influencia na percepção equivocada dos agentes de marketing sobre a efetividade do rádio para o mercado publicitário.

“A iHeartMedia sempre esteve na vanguarda da medição e atribuição e estamos entusiasmados em ajudar os profissionais de marketing a obter mais visibilidade sobre como seus investimentos em rádio de transmissão estão impactando a jornada do cliente (..) Ao adicionar rádio de transmissão em escala aos nossos recursos atuais de medição de áudio de streaming, completamos a imagem de medição de áudio" afirma Joe Pagano, vice-presidente de serviços de consultoria da Neustar.

Relacionadas:
> BIA Advisory lista o top 10 de faturamento em rádio nos Estados Unidos. iHeartMedia segue liderando
> Nielsen: Rádio é ouvido por 93% da população dos Estados Unidos
> Wall Street: Rádio é o meio de alcance mais econômico e tem boa perspectiva futura
> Ampliar em 1% o orçamento de publicidade em áudio faz com que o retorno suba em 23%, diz estudo


Marcas da Neustar e iHeartMedia, empresas que firmaram parceria na semana passada

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações da portal businesswire.com e da iHeartMedia

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28133-tendencias-iheartmedia-passa-a-medir-consumidor-e-impacto-de-anuncios-em-toda-sua-cadeia-de-transmissao-de-radio