Quarta-Feira, 15 de Março de 2023 @ 15:10

Empresa é condenada a indenizar família de Ricardo Boechat por acidente aéreo

São Paulo - Empresa, que ainda pode recorrer, foi condenada pela justiça de São Paulo, após processo movido por filhos de Boechat. 

Publicidade

A empresa Libbs Farmacêutica foi condenada pela Justiça paulista a pagar uma indenização de aproximadamente R$ 1,2 milhão a dois dos filhos do jornalista Ricardo Boechat, segundo informou o colunista Rogério Gentile, do UOL. A decisão foi tomada em decorrência do acidente aéreo que vitimou Boechat em fevereiro de 2019. O jornalista era um dos principais nomes do rádio jornalismo do Brasil, na época atuando como âncora principal da Rede BandNews FM.

adstexto

Na época, o jornalista tinha 66 anos e havia sido contratado pela indústria farmacêutica para proferir uma palestra no hotel Royal Palm Plaza, na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Ao retornar para a capital paulista, o helicóptero que o transportava caiu sobre uma carreta na rodovia Anhanguera, levando à morte tanto de Boechat quanto do piloto Ronaldo Quattrucci. 

De acordo com a defesa dos filhos do jornalista Ricardo Boechat, representada pelos advogados Antônio Pitombo e Cláudio Daólio, a queda do helicóptero que levava o jornalista foi causada por uma combinação de fatores. A contratação de uma empresa e aeronave não autorizadas para o transporte de passageiros, as falhas de manutenção do helicóptero e erros de avaliação do piloto foram apontados como determinantes para o acidente que causou a morte de Boechat. Os advogados afirmaram essas informações em depoimento à Justiça, segundo o colunista Rogério Gentile.

No processo sobre a queda do helicóptero que resultou na morte do jornalista Ricardo Boechat em 2019, a Libbs se defendeu alegando que não era responsável pelo transporte de Boechat, já que a organização do evento foi realizada por outra empresa, a Zum Brasil. A Libbs afirmou que contratou a Zum para gerenciar toda a dinâmica do evento, incluindo o transporte das pessoas envolvidas. No entanto, o juiz não aceitou essa argumentação, pois a Libbs assumiu a plena responsabilidade pelo transporte do jornalista e tinha obrigação de se certificar da melhor escolha possível da transportadora. A Libbs ainda pode recorrer da decisão, segundo o colunista do UOL.

Confira na íntegra o texto de Gentile, no UOL.

Boechat

Querido pelo público de rádio e de televisão (além da BandNews FM, o jornalista atuava pela TV Bandeirantes), a morte de Boechat causou grande comoção nacional. E, desde então, foi seguida de várias homenagens. Em seu aniversário de 16 anos, em 2021, a BandNews FM cruou a Central Ricardo Boechat de Atendimento ao Ouvinte. Trata-se de uma central que atende os ouvintes de toda a rede BandNews FM por meio de inteligência artificial. A iniciativa segue uma linha que era característica da personalidade do jornalista, de atender diretamente a audiência da rádio, inclusive disponibilizando o seu telefone pessoal.

Em outubro de 2021, a cidade de São Paulo prestou uma homenagem póstuma ao jornalista Ricardo Boechat, dando o seu nome ao Viaduto Paraíso. Com a mudança, a estrutura viária passou a se chamar "Viaduto Paraíso – Jornalista Ricardo Boechat", nomenclatura já válida desde o dia da homenagem. A intenção foi reconhecer a importância e o legado deixado pelo jornalista e radialista. 

Boechat foi um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro e nos últimos anos se fixou como um importante âncora de rádio, através do seu trabalho na BandNews FM 96.9 de São Paulo (e rede nacional). É considerado uma referência para profissionais da área de comunicação, sendo também o maior vencedor do Prêmio Comunique-se.

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.
https://www.tudoradio.com/noticias/ver/28976-empresa-e-condenada-a-indenizar-familia-de-ricardo-boechat-por-acidente-aereo