Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2021 @ 10:51
São Paulo - Viaduto Paraíso, localizado próximo à Paulista, ganhou o nome do jornalista em sua denominação
Foi sancionada ontem (19) pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), a lei que deu o nome de Ricardo Boechat ao Viaduto Paraíso. Com a mudança, a estrutura viária passou a se chamar "Viaduto Paraíso – Jornalista Ricardo Boechat", nomenclatura já válida desde esta terça-feira. A intenção é homenagear o jornalista e radialista falecido em 2019, em um acidente aéreo na capital paulista. Boechat é considerado um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro e, com passagens por várias mídias diferentes, se destacou como uma das maiores audiências do radiojornalismo brasileiro.
O Viaduto Paraíso - Jornalista Ricardo Boechat é uma importante via de ligação entre a região da Avenida Paulista e os bairros do Paraíso e Liberdade, este que cruza a Avenida 23 de Maio e acessa vias como a Rua Vergueiro e a Rua do Paraíso, também próximo à região da Avenida Paulista. O viaduto está próximo do Centro Cultural São Paulo e do prédio sede da Rádio Mix FM 106.3.
O projeto de mudança de nome do até então Viaduto Paraíso, de autoria de vereadores de vários partidos, como PSDB, PT, Republicanos, PSB e PSD, havia sido aprovado na Câmara Municipal de São Paulo no último dia 14 de setembro. A iniciativa foi proposta por Camilo Cristófaro, Edir Sales, Claudinho de Souza, Atílio Francisco, Aurélio Nomura, Carlos Bezerra, Dalton Silvano, Eduardo Suplicy, Eliseu Gabriel, Faria de Sá, Gilberto Natalini, Gilson Barreto e Rodrigo Goulart.
Boechat foi um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro e nos últimos anos se fixou como um importante âncora de rádio, através do seu trabalho na BandNews FM 96.9 de São Paulo (e rede nacional). É considerado uma referência para profissionais da área de comunicação, sendo também o maior vencedor do Prêmio Comunique-se. Faleceu em 11 de fevereiro de 2019, após um acidente de helicóptero.
Vista do Viaduto Paraíso – Jornalista Ricardo Boechat a partir da 23 de Maio / Google StreetView
Em seu aniversário de 16 anos, a BandNews FM prestou mais uma homenagem à Boechat, ao criar a Central Ricardo Boechat de Atendimento ao Ouvinte. Trata-se de uma central que atende os ouvintes de toda a rede BandNews FM por meio de inteligência artificial. A iniciativa segue uma linha que era característica da personalidade do jornalista, de atender diretamente a audiência da rádio, inclusive disponibilizando o seu telefone pessoal.
Relacionada:
> Inspirada no legado de Boechat, BandNews FM lança campanha que valoriza a presença do ouvinte na programação
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.