Terça-Feira, 11 de Abril de 2023 @ 15:17

Super Hi-Fi lança solução baseada em IA para transformar a produção e transmissão de rádio

São Paulo - Empresa norte-americana informa que a ferramenta visa auxiliar os programadores e demais profissionais de rádio, ampliando a produção nas estações

Publicidade

A Super Hi-Fi, empresa norte-americana especializada em tecnologia de áudio, lançou o Program Director, uma solução baseada em inteligência artificial (IA) para a transmissão de rádio e áudio digital. Essa nova ferramenta, que tem sido destacada por mídias especializadas dos Estados Unidos, como o portal Inside Radio, "promete revolucionar a forma como o rádio moderno é produzido", segundo as publicações. Trata-se de mais um anúncio que envolve a inteligência artificial para ser utilizada no dia a dia das emissoras.

adstexto

O Program Director foi desenvolvido para apoiar programadores sobrecarregados, fornecendo recursos de IA para auxiliar na produção, programação, agendamento e automação, entre outras necessidades de programação. Zack Zalon, co-fundador e CEO da Super Hi-Fi, descreve o sistema como uma plataforma unificada baseada em IA, acessível através de uma interface única em um navegador da Web.

Essa solução pode ajudar as empresas de rádio a se conectar de maneira mais eficiente com seus ouvintes, reduzindo custos e diferenciando-se da concorrência. O Program Director é capaz de produzir estações de rádio de alta qualidade e programas de contagem regressiva em minutos, utilizando listas de reprodução assistidas por IA, rotações, agendamento, criação de programas, produção automatizada e reprodução online.

+ Principais eventos e painéis do NAB Show 2023 para a indústria do rádio: um guia especial do tudoradio.com

Além disso, o Program Director atua como um sistema de gerenciamento de conteúdo, permitindo que as empresas gerenciem suas bibliotecas de música e conteúdo e as utilizem em todas as suas estações. Também possibilita o acesso a catálogos de parceiros da Super Hi-Fi e a criação de faixas de voz sintética com a ajuda da empresa de software de texto para áudio ElevenLabs e ChatGPT, uma ferramenta de processamento de linguagem natural impulsionada pela tecnologia AI.

Zalon enfatiza que o sistema não substituirá os diretores de programas, mas permitirá que eles utilizem seu tempo de forma mais eficiente e criativa. Segundo ele, a inteligência artificial atua como um "multiplicador de força" para as tarefas que os diretores de programas já estão realizando.

O desenvolvimento do Program Director foi resultado de um esforço conjunto entre a Super Hi-Fi e diversos clientes, como iHeartMedia, Sonos, Peloton e várias empresas internacionais. A solução é mais uma adição ao crescente mercado de rádio que utiliza inteligência artificial para auxiliar na criação de conteúdo, como o RadioGPT da Futuri Media, lançado em fevereiro, que combina a tecnologia GPT-3 com descoberta de histórias e vozes geradas por IA.

Relacionadas:
> Brasil: Inteligência artificial em curso para profissionais do rádio
> Radiodays Europe 2023 discute o futuro do rádio em Praga
> Futuri lança RadioGPT com conteúdo criado por inteligência artificial

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.
https://www.tudoradio.com/noticias/ver/29122-super-hi-fi-lanca-solucao-baseada-em-ia-para-transformar-a-producao-e-transmissao-de-radio