Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 10 de Setembro de 2014 @ 10:56

Migração: Testes em FM estendido já estão em nova etapa na capital paulista

São Paulo – Transmissão da Jovem Pan em 84.7 FM já atua com 1.5kw de potência no transmissor

Publicidade
Foi religada ontem (9) a estação de testes para o FM estendido que transmite a programação da Jovem Pan AM 620 de São Paulo em 84.7 FM. Conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio as transmissões são feitas em etapas, sendo desligadas nos finais de semana. Com 1.5kw de potência no transmissor a Jovem Pan AM em 84.7 FM amplia a sua área de cobertura em São Paulo, além de determinar o comportamento da transmissão perante outros serviços de radiofrequência, com destaque para a TV analógica (cujos canais 5 e 6 compreendem a faixa estendida em FM, que vai de 76 MHz até 87 MHz). Acompanhe:
 
No teste anterior (realizado na semana passada) a Jovem Pan operou com 1kw de potência na transmissão da 84.7 FM. O Tudo Rádio recebeu relatos de colaboradores que acompanharam a propagação do sinal da FM estendida, com informes relacionados à ausência de interferências no espectro e também a boa propagação do sinal em áreas mais distantes. O radionauta Rudolf Grimm, residente em São Bernardo do Campo, informou que captou a rádio com facilidade e sem interferências em locais distantes cerca de 15 a 18 Km do ponto de transmissão da 84.7 FM (localizado no número 807 da Avenida Paulista). A tendência é de ampliação do alcance nessa semana, devido ao aumento de potência. 
 
Na primeira etapa (ocorrida na última semana do mês de agosto) a 84.7 FM entrou no ar com apenas 200 watts de potência, também tendo um resultado satisfatório em relação a propagação e ausência de interferências em outros serviços de radiofrequência. A estação de teste é desligada nos finais de semana para que a 84.7 FM não fique sem a supervisão técnica dos responsáveis pelas transmissões. A Jovem Pan possui uma autorização especial de “Fins Científicos e Experimentais” concedida pelo Ministério das Comunicações para a realização de testes no chamado FM estendido. 
 
Essa nova faixa estendida compreende sintonias entre 76 MHZ e 88 MHz (a faixa tradicional do FM brasileiro vai de 87.7 FM até 107.9 FM, com algumas emissoras comunitárias implantadas na faixa 87.5 FM – caso do serviço de “radiocom” em São Paulo). A tendência é de que o estendido seja utilizado em centros urbanos que já possuem uma grande concentração de emissoras na faixa FM “tradicional”, ou seja, sem espaços para as AMs que irão migrar. Onde o dial FM for menos ocupado a migração das AMs será direta para a faixa de 87.7 FM até 107.9 FM (clique aqui e saiba mais).
 
Acompanhe o teste em São Paulo
 
Quem tiver um rádio com FM estendido (alguns receptores já contemplam essa faixa, como FMs presentes em MP3 Players e celulares também captam o estendido através da seleção de “banda japonesa”) pode ouvir os testes realizados pela Jovem Pan AM em 84.7 FM. Essa etapa deverá ficar no ar até o próximo final de semana, porém os responsáveis pelos testes não informaram em qual dia e horário a 84.7 FM será desligada novamente. O início das transmissões nessa terceira etapa ocorreu por volta das 13h00 de ontem (9).
 
Clique aqui e saiba mais sobre a migração das AMs para o FM
 
Espectro – Veja e ouça a lista atual de FMs e AMs sintonizadas na Grande São Paulo: clique aqui.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, migração, Jovem Pan, testes, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.