Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 19 de Setembro de 2014 @ 07:45

Panorama: 84.7 FM completa 10 dias no ar com cobertura ininterrupta em São Paulo

São Paulo – Estação deverá ter um novo aumento de potência nas próximas semanas

Publicidade

Ontem (18) as transmissões em FM estendido na Grande São Paulo completaram 10 dias no ar sem interrupções, com operação em 84.7 FM e com 1.5kw de potência no transmissor. O trabalho é relacionado aos testes de FMs no espectro “estendido”, ou seja, aquela faixa de sintonia que vai de 76 MHz até 88 MHz e deverá acomodar as emissoras AMs que migrarão para o dial FM em grandes centros. Nos últimos dias os técnicos envolvidos receberam diversos relatos sobre a qualidade da sintonia da 84.7 FM, emissora que retransmite a programação da Jovem Pan AM 620 de São Paulo. Nos próximos dias a unidade transmissora deverá receber mais um aumento de potência. Acompanhe:

Hoje a 84.7 FM completará 11 dias de operações ininterruptas e com 1.5kw de potência no transmissor a partir do número 807 da Avenida Paulista (endereço do Grupo Jovem Pan). Antes disso a estação passou por outras duas etapas: transmissão inicial de dois dias com 200 watts de potência e na sequência uma operação de cinco dias com 1kw (essa mais perceptível para os ouvintes que tiveram o interesse de acompanhar as transmissões). Com 1.5kw a operação chegou mais longe: relatos de sintonia a partir de Itaquera (zona leste paulistana), Santo André, São Bernardo do Campo e Guarulhos (regiões com distância que oscila ente 15 a 30 km da Av. Paulista). Os técnicos também informaram a facilidade na captação através de celulares com FM (linha Android, ajustado para a banda japonesa – iniciada em 76MHz), isso na área central da capital.

Onde não pega: os técnicos responsáveis também percorreram locais mais distantes como os arredores de Bragança Paulista e Atibaia, constatando a ausência do sinal da Jovem Pan em 84.7 FM. Com isso a emissora de testes não passará perto de afetar o espectro de TV analógico em Campinas, região que utiliza o canal 06 VHF. Vale lembrar que os testes no FM estendido tem a pretensão de mostrar na prática a ausência de interferências na TV analógica, essa que utiliza a faixa de frequência que no FM é chamada de “estendida”. Os testes também visam acompanhar o comportamento da estação no espectro de São Paulo e os técnicos também percorrerão outras regiões próximas, como Sorocaba.

Existe uma preocupação com parte dos técnicos em relação a captação das transmissões da 84.7 FM através de receptores de baixa seletividade, equipamentos que apresentam uma maior dificuldade de sintonia. É possível que a situação possa ser alterada nas próximas etapas, com a ampliação da potência da emissora transmissora. Na semana passada o Tudo Rádio publicou um relato da empresa EMC (especializada em telecomunicações e responsável pelos testes da 84.7 FM)sobre os receptores de FM estendido que já estão disponíveis no mercado. Clique aqui e saiba mais detalhes.

FM estendido

A faixa estendida vai de 76 MHz até 87 MHZ e hoje não é utilizada pelas emissoras de rádio brasileiras (está destinada a TV analógica). O processo de migração das Ams utilizará esse espectro apenas em localidades onde o FM “convencional” (88.1 MHz a 107.9 MHZ) está sem espaços, casos de regiões como a Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, entre outras. Um levantamento realizado pela ABERT/SET realiza uma previsão dos caminhos que a migração deverá seguir em relação ao FM estendido e a faixa normal: clique aqui e saiba mais.

Microfones da Jovem Pan
 


Nova arte no microfone da rádio. Crédito: Gilson Dutra/Instagram

Os microfones da Jovem Pan são nacionalmente conhecidos pelo formato de suas canoplas. Após muitos anos com o mesmo desenho eles passaram por uma reformulação. Essa mudança é uma pequena etapa do processo de reformulação vivido pelo Grupo Jovem Pan, este que iniciou os testes de transmissão no FM estendido, lançou a Jovem Pan News, está reformulando suas redes (com destaque para a Jovem Pan AM), atualizações de marca, entre outras novidades.

Clique aqui e saiba mais sobre a migração das AMs para o FM

Espectro – Veja e ouça a lista atual de FMs e AMs sintonizadas na Grande São Paulo: clique aqui.

 


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, migração, Jovem Pan, testes, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.