Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 20 de Abril de 2015 @ 15:15

Extra: Enquanto a Noruega desliga o FM analógico, Apple pode liberar a recepção de rádio no iPhone

São Paulo – País europeu deve iniciar processo de desligamento em 2017

Publicidade
Atualizado - 15h54

O portal de notícias G1 publicou uma matéria nesta segunda-feira (20) informando que a Noruega pretende desligar a frequência de rádio FM no país a partir de 2017, segundo comunicado do Ministério da Cultura, tornando-se o primeiro país a tomar a iniciativa. O objetivo é mudar a tecnologia de transmissão para Digital Audio Broadcasting (DAB). Enquanto isso, outra notícia também publicada nesta segunda, informa que a Associação Nacional de Radiodifusão dos Estados Unidos (NAB) quer que a Apple inclua o receptor de FM em seus aparelhos iPhone.
 
O pretenso desligamento do espectro de FM na Noruega quer seguir alguns modelos que são adotados em outros países, como a Austrália. No lugar, a intenção do Ministério da Cultura norueguês é implantar o sistema Digital Audio Broadcasting (DAB). “Essa situação é uma balão de ensaio que o governo norueguês quem implantar. O DAB é utilizado na Austrália e em alguns países da Europa. Porém, o custo disso para o ouvinte será maior”, comentou o engenheiro Eduardo Cappia, líder do Comitê Técnico da Aesp e diretor da EMC Telecomunicações, que foi consultado sobre o assunto pela redação do Tudo Rádio.
 
Segundo a matéria do G1, outros países na Europa e no Sudeste Asiático também estão considerando a possibilidade de mudar seu sistema de transmissão, como a Noruega, mas nenhum confirmou ainda se um dia adotará a nova tecnologia. "Os ouvintes terão acesso a conteúdo de rádio mais diversificada e pluralista e poderão desfrutar de melhor qualidade de som e novas funcionalidades", disse o ministro da Cultura Thorhild Widvey, em um comunicado.
 
Para a recepção do sistema DAB é feito por um aparelho diferente do rádio convencional. “É um outro sistema de recepção, um receptor especial. O DAB é o sucessor do sistema Eureka, que tentaram implantar no Canadá e que não deu certo”, ressaltou Cappia.
 
Enquanto isso, nos Estados Unidos há uma tendência de ampliar o dial atual FM, conforme será realizado no Brasil. Diversas empresas estão lançando transmissores, utilizando o sistema analógico e também o sistema digital, mas no atual espectro de FM. A tendência é de que outros países, inclusive europeus, continuem priorizando a presença do FM no formato que é utilizado hoje.
 
NAB pede à Apple a implantação de receptores de FM no iPhone
 
Enquanto a Noruega pensa em desligar o espectro FM, nos Estados Unidos a tendência é valorizar a faixa. Para isso, a Associação Nacional de Radiodifusão (National Association of Broadcasters – NAB) pediu à Apple que a empresa insira o sistema de recepção do sinal de FM nos aparelhos iPhone, segundo notícia veiculada pelo BlogdoiPhone.com.br, além de tópicos abordados durante a NAB Show 2015. O sistema é adotado em vários aparelhos, principalmente nos que utilizam a plataforma Android, que contam inclusive com a tecnologia RDS. 
 
No Brasil a Abert fez uma intensa campanha publicitária para que os ouvintes comprem aparelhos celulares com o receptor de FM instalado. A campanha contou com grande adesão das rádios, que rodaram spots produzidos para a campanha. Segundo a própria entidade há conversa para que a Apple também adote a recepção FM nos celulares comercializados no Brasil (saiba mais).
 
Colaborações de Daniel Starck e Eduardo Cappia. Com informações do G1 e BlogdoiPhone.com.br.
 
FM estendido e funcionamento do FM - Saiba como anda o processo de migração e como é organizado o FM no Brasil. Escolha: Dados técnicos do FM brasileiro e/ou Migração das AMs para a faixa FM.
Tags: Rádio, Nab, DAB, sistema, FM, iPhone

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.