Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 14 de Julho de 2023 @ 13:08

Educadora FM amplia sua capacidade de cobertura de sinal com troca de transmissor

Campinas - Modernização do parque da 91.7 FM está em sua primeira etapa. A estação estuda a possibilidade de solicitar um pedido de alteração de classe, assim será a emissora com maior Classe de Campinas

Publicidade

A Educadora FM 91.7 de Campinas apresenta uma importante novidade em sua área técnica. A emissora substituiu o seu tradicional transmissor Harris HT35, de 35kw, para operar com o equipamento alemão Rohde & Schwarz GmbH & Co.KG THR9,  hoje considerado um dos melhores transmissores do mundo, com a finalidade inicial de ampliar a sua eficiência operacional no interior paulista. Entre as maiores audiências no interior do país, a Educadora FM também é conhecida pelo seu porte técnico, sendo uma rádio que costuma ser captada longe de Campinas, preenche bem sua região de interesse e frequentemente aparece em propagações de sinais por outras regiões do país.

Com uma potência operacional de 20kw, a 91.7 FM estuda um pedido de ampliação de seu porte para classe especial e, no futuro, já terá uma estrutura pronta para trabalhar com 40kw em seu novo equipamento. O Harris operava na estação desde a década de 90, quando a rádio migrou para a classe A1 de operação. Ele mantinha um bom rendimento de sinal devido à manutenção e às condições técnicas do Grupo Bandeirantes em Campinas.

“E as novidades não ficam por aí, ainda este mês a Educadora fará a troca do seu processador de Audio, por um Omnia/Telos. AEducadora FM que toca mais alto, agora toca ainda mais alto e muito mais longe”, afirma José Newton, engenheiro responsável pelo Grupo Bandeirantes no interior paulista e Triângulo Mineiro.

Por contar com uma forte audiência regional e ações comerciais/promocionais que saem da praça de Campinas, o novo equipamento já desperta no mercado uma curiosidade sobre como ficará o rendimento da Educadora FM no interior paulista. Há uma expectativa de ampliação de sua relevância com esse novo investimento técnico.

O novo transmissor foi ativado a partir das 18h00 de ontem (13) e o tudoradio.com recebeu relatos de melhorias na qualidade da cobertura da 91.7 FM em Jaguariúna, Itú, Nova Odessa, Tietê, Mogi Mirim, Sorocaba, entre outras localidades.


Transmissor novo da Educadora FM já instalado e em operação / crédito: José Newton

O Grupo Bandeirantes de Comunicação tem investido na parte técnica de suas emissoras em Campinas. Nos últimos dois anos ocorreram as modernizações dos parques de transmissão das rádios Band FM 106.7 e também da Nativa FM 89.3, que ampliaram suas coberturas na região, além de outras no interior de São Paulo. Também ocorreu a implantação da Rádio Bandeirantes FM 85.7, através da migração AM-FM da AM 1170. “A Bandeirantes de Campinas foi pioneira no interior de São Paulo, sendo a primeira emissora a migrar para a faixa estendida de FM”, lembra Newton.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Educadora FM, Modernização do sinal, Transmissor, Rohde & Schwarz, Cobertura de sina, Grupo Bandeirantes, Campinas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.