Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2023 @ 07:02

Panorama: Massa FM avança para o top 3 e Magia FM para o top 5; Regional FM e Jovem Pan FM são as líderes em Florianópolis

Florianópolis - Regional FM é líder em audiência e a Jovem Pan FM lidera em alcance; Atlântida FM detém o segundo maior alcance

Publicidade

Na semana passada, o rádio de Florianópolis acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mostra como está o consumo de rádio na praça, esta que está entre os 13 mercados regulares medidos pela Kantar IBOPE Media. O rádio de Florianópolis e região metropolitana continua com um cenário de grande acirramento por posições de destaque no ranking FM, incluindo também disputas nos detalhes entre FMs de formatos similares. Acompanhe a evolução (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais):

Líderes em alta

Florianópolis acompanhou novos avanços de audiência nas rádios que detêm os maiores índices das últimas medições. Melhor para a Regional FM 106.5 (popular/hits) que, com o novo avanço, se manteve na liderança de audiência nos principais períodos da pesquisa, o que inclui o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Foi cerca de 4,56% de alta na comparação com a pesquisa anterior. Já no alcance máximo, a 106.5 FM também está entre os maiores valores, com 235 mil ouvintes diferentes nesse quesito.

Na sequência, a Jovem Pan FM 101.7 (jovem/pop) também se destacou ao avançar novamente em audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a manteve na vice-liderança geral nos principais filtros da medição, seguindo próxima da atual líder. No alcance, a 101.7 FM segue isolada com o maior valor da Grande Florianópolis, com 314 mil ouvintes diferentes nesse quesito.

Agora a novidade: a Massa FM 97.7 (popular/sertaneja), que já vinha disputando um lugar no top 3 nos principais períodos da medição de audiência, obteve o maior avanço percentual da medição (11,19%) e conquistou essa condição em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), também não estando tão distante das líderes na Grande Florianópolis. Já a Atlântida FM 100.9 (jovem/pop), que também está em alta, segue bem próxima do top 3 e detém a vice-liderança geral em alcance máximo, com 254 mil ouvintes diferentes.

E, com mais um avanço, a Magia FM 107.3 (jovem/pop) assumiu pela primeira vez em sua trajetória uma posição no top 5 de audiência entre as assinantes da pesquisa, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Trata-se do melhor desempenho já conquistado pela 107.3 FM desde a sua criação. Em filtros gerais de audiência, a emissora é seguida de perto pela Band FM 96.1 (popular/hits).

Outra emissora que também se destacou ao avançar bem de audiência foi a Itapema FM 93.7 (adulto-contemporâneo), que passa a ficar bem próxima da disputa por um lugar no top 5 entre as assinantes da pesquisa. A emissora cravou o segundo maior avanço percentual de audiência, com 10,73% na comparação com a pesquisa anterior.

Rádios como Cidade FM 90.7 (popular/hits), CBN FM 90.3 (jornalismo/esportes) e Jovem Pan News FM 103.3 (jornalismo/esportes) completam o top 10 de audiência entre as FMs assinantes da medição, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Avanço de posição no top 10:
Massa FM: Subiu de 4º para 3º lugar (avançou 1 posição).
Magia FM: Subiu de 6º para 5º lugar (avançou 1 posição).
Tendências de aumento na audiência no top 10:
Regional FM: Aumento de 4,56% na audiência.
Jovem Pan  FM: Aumento de 0,8% na audiência.
Massa FM: Aumento de 11,19% na audiência.
Atlântida FM: Aumento de 3,21% na audiência.
Magia FM: Aumento de 3,51% na audiência.
Itapema FM: Aumento de 10,73% na audiência.
CBN: Aumento de 6,93% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre julho a setembro vs. agosto a outubro / 2023

Contexto: mudanças e mais opções

Nos últimos cinco anos, Florianópolis experimentou um crescimento significativo no número de estações em FM disponíveis para a audiência local, situação já observada pelo tudoradio.com em panoramas anteriores. O processo de migração AM-FM, que inicialmente afetou concessões de São José (região metropolitana), permitiu o surgimento de rádios como a Massa FM e a Magia FM. E, após as definições de canais para migrantes originados na capital, novidades como a Jovem Pan News começaram a surgir.

Também houve investimentos significativos por parte das emissoras que já estavam no ar, como os reposicionamentos vividos pela Atlântida, CBN e a própria Magia FM. Por fim, a capital catarinense passou a contar com a Rádio Senado FM 93.1, concessão educativa de uma rádio pública vinculada ao Senado Federal, a entrada da Rádio Mais Alegria FM 95.1 (religioso/gospel) em julho de 2022 e a estreia da Rádio Mix FM 91.3 (jovem/adulto-pop), ocorrida em fevereiro passado.

Veja também:
> Panorama: Jovem Pan FM e Atlântida estão no top 3 de audiência na Grande Florianópolis; Regional FM segue líder

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 19 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Florianópolis.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Florianópolis: clique aqui.


Vista para a Beira Mair norte, de Florianópolis / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Florianópolis, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.