Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2024 @ 06:57

Panorama: Band FM segue líder isolada; Antena 1 pula para o top 5 de audiência e Kiss FM avança em São Paulo

São Paulo - Alpha FM e Jovem Pan FM seguem no top 3; Classic Pan já é a maior audiência do FM estendido. Medição teve atualização das Estimativas Populacionais 2024, o que impactou nos dados gerais

Publicidade

A última atualização da pesquisa que mostra como está o consumo de rádio na Grande São Paulo, liberada nesta quinta-feira (8), demandou muita análise por parte do mercado. O motivo foi a atualização das estimativas populacionais para o rádio, algo que impactou diretamente nos números das emissoras e também em algumas situações da organização geral do ranking FM. Com a mudança, não é possível afirmar sobre possíveis avanços ou quedas de audiência ao confrontar os números absolutos anteriores com os atuais, já que as bases analisadas são diferentes. Acompanhe o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre de novembro de 2023 a janeiro de 2024 - Kantar IBOPE Media):

O que aconteceu?

Em janeiro, a Kantar IBOPE Media comunicou ao mercado que realizou uma atualização importante das Estimativas Populacionais 2024 para as praças de audiência regular de rádio. Elas apresentam como base os resultados do CENSO IBGE 2022 + PNADC 2023 com projeções para julho de 2024. Já para a distribuição de classe social (CCEB 2015), a empresa utilizou os dados do LSE 2023 (Levantamento Socioeconômico).

São Paulo foi uma das praças cuja estimativa populacional foi reduzida para baixo, o que impactou diretamente nos números de audiência e de alcance do rádio. A variação negativa ocorre pelo fato de a base anterior contar com um número estimado maior de população para as praças. Dados como os do último Censo 2022 revelaram várias surpresas sobre o perfil e tamanho da população, onde antes se previa um número maior do que o revelado. E isso impacta diretamente qualquer pesquisa, inclusive a de rádio.

Em seu comunicado sobre as novas estimativas, a Kantar IBOPE Media disse que, desde 2015, os dados da empresa representam 100% das regiões reportadas, com exceção do município de Campinas e do Distrito Federal. "Para manter este padrão de excelência, acompanhamos as alterações realizadas pelo IBGE e, para este ano, não houve alterações", diz a empresa.

Pelo que apurou o tudoradio.com, a média trimestral atual já contempla a nova estimativa nos três meses que a compõem.

Leituras recomendadas:
> Como o Censo 2022 pode redefinir estratégias para emissoras de rádio
> Censo 2022 e o rádio: como o meio está se ajustando ao novo perfil demográfico do Brasil

E como ficou?

As mudanças nas estimativas, o que também interferiu no tamanho das classes sociais, acabou apontando um quadro mais positivo (ou menos negativo) para algumas estações. Uma delas foi a Band FM 96.1 (popular/hits), que, considerando o tamanho da variação vista pelas FMs que estão na sequência do ranking como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a atual líder geral acabou ficando um pouco mais isolada no topo da pesquisa. Em resumo, a Band FM segue em primeiro lugar geral, tendo a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) fixa na vice-liderança e a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo-esportes) completando o top 3 nesse período.

Agora a primeira novidade: a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) não só entrou no top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), como também pulou para a quarta colocação geral. A emissora já vinha registrando uma sequência de altas consecutivas em seus números antes da revisão das estimativas populacionais e, na última medição, já estava colada no top 5. Ela é seguida por Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica). A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (jovem/adulto-rock/alternativa) também está próxima deste grupo.

Houve um achatamento maior entre o complemento do top 5 e a sequência do top 10. Com isso, rádios como Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) aparecem logo a seguir, não sendo acompanhadas de longe pela Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que segue completando o top 10.

E mais aproximações: a sequência após a 105 FM também aponta várias FMs com números muito próximos e uma com um destaque importante: a Kiss FM 92.5 (adulto/rock) não só avançou no ranking FM, como também ampliou sua média de ouvintes em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Ela foi uma das poucas estações com número positivo após a revisão das estimativas e passa a ser seguida de muito perto pela Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) e Rádio Disney FM 91.3 (popular/hits).

Mais destaques

A Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional-mpb) foi outra emissora que se beneficiou no novo cenário, com uma leve oscilação positiva em sua média em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a deixa mais encostada nas rádios que disputam posições próximas do top 10 do que da sequência do ranking FM.

Completam o top 20 entre as assinantes da pesquisa no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) as rádios BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Transamérica FM 100.1 (joven/adulto-esportes, ganhou posição neste filtro), Rádio Bandeirantes FM 90.9 FM 86.3, CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) e Massa FM 92.9 (popular/sertanejo).

Também é destaque a manutenção do crescimento da Classic Pan FM 76.7 (adulto-contemporâneo), rádio inaugurada em setembro passado que está escalando no ranking FM. Mesmo com a alteração na estimativa, a FM teve uma variação positiva de 50,93% (base antiga vs. base nova), pulando para a 23ª posição entre as estações assinantes da pesquisa. Já é a eFM (FM estendida) de maior volume de audiência em São Paulo.

Avanços de posição no top 20:
Antena 1: Subiu de 6º para 4º lugar (avançou 2 posições).
Kiss FM: Subiu de 12º para 11º lugar (avançou 1 posição).
Transamérica: Subiu de 18º para 17º lugar (avançou 1 posição).
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre outubro a dezembro / 2023 vs. novembro / 2023 a janeiro / 2024

Panorama anterior:
> Panorama: Alpha FM avança e Antena 1 acirra briga pelo top 5; Band FM segue líder isolada em São Paulo

Total de ouvintes únicos e alcance

A quase totalidade das rádios mencionadas acima compõem o grupo com marcas superiores a 1 milhão de ouvintes em 30 dias na Grande São Paulo. O número também foi impactado pela  atualização das Estimativas Populacionais 2024.

A equipe do tudoradio.com destacará essa condição ao longo deste mês. Confira aqui o texto anterior.

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo. E 29 FMs são assinantes da medição.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista panorâmica com a Avenida Paulista no horizonte, em São Paulo / crédito: depositphoto.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.