Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual formato de rádio deverá passar por uma maior expansão no número de rádios no mercado brasileiro em 2020?

Enquete

Segunda-Feira, 27 de Junho de 2011 @

Ontem, hoje, amanhã?

Eu costumo dizer que falar de radio é como falar de futebol... todo mundo tem a formula mágica que vai fazer o time ganhar e quando olhamos pro time do outro técnico
Publicidade
Antes de tudo, quero registrar aqui o quanto é bom poder voltar a escrever para o Tudo Radio, onde colaborei a alguns anos com o conteúdo junto com o Daniel Starck, que generosamente me acolheu novamente nessa empreitada pelas colunas do radio. Sim, eu na ?caruda? mandei um ?tweet? pro Daniel, dizendo que estava com saudades de escrever minha aposentada coluninha quinzenal aqui no TR já que tive de parar devido a uma dedicação integral ao Grupo Paranaiba de Uberlandia ? MG. Quatro anos depois, com o ?Boeing? em velocidade de cruzeiro, creio que posso me dar ao luxo de perturbar a vida do Daniel com algumas balbucias radiofônicas de conteúdo duvidoso, ou não.

Auto esculhambação a parte, pra quem não me conhece, eu sou o Danilo Rocha, Dan Rocha, Dan, enfim... escolha um desses, tenho 27 anos e atualmente dirijo as rádios Paranaiba Fm de Uberlandia ? MG, Educadora Jovem Pan AM também de Uberlandia, além disso faço a produção executiva da radio São Paulo FC que é a radio on line dentro do site do São Paulo FC (o que acabou também sendo uma honra pois sou São Paulino) e da produtora Radio2 que produz alguns programas do governo de São Paulo. Sou DJ de um projeto chamado Micareta Sertaneja e ah!... e tenho um Twitter também (hoje twitteiro é quase uma profissão, sabia? Quase...)

Olhando essa rotina acima, eu também me perguntei onde diabos ia encontrar tempo pra voltar a escrever uma coluna, mas a estrada da vida me ensinou que você pode ter dezenas de projetos profissionais, desde que você saiba administra los com coerência e com a devida atenção a cada um. Dado essa nem tanto, breve apresentação, vamos começar o que realmente importa...

O Radio como ele é!

Eu costumo dizer que falar de radio é como falar de futebol... todo mundo tem a formula mágica que vai fazer o time ganhar e quando olhamos pro time do outro técnico, sempre achamos que podemos evoluir o trabalho dele, que podemos marcar mais gols, trazer mais vitorias... bem, talvez seja até verdade. Mas o que não podemos esquecer é que o radio e CADA emissora tem particularidades tão especiais que fica difícil você entender cada projeto de radio sem fazer parte dele. Isso talvez explique o por que hoje em dia as redes de radio não conseguem emplacar na maiorias das vezes boas posições, quiçá um primeiro lugar nas pesquisas com suas afiliadas. Isso se dá ao fato que ao se tornar uma rede, muitas vezes não se consegue entender as particularidades de cada praça já que a rede na grande maioria das vezes está ?enlatada?.

Compreender que o estreitamento radio>>ouvinte é essencial e necessário para se chegar a bons resultados. Além de um dosagem extra de criatividade, ousadia e bom senso (sim dá pra ter ousadia e bom senso ao mesmo tempo). Lembrar que o radio de 15 anos atrás não é o mesmo de hoje, que uma radio jovem de 20 anos atrás não é a mesma de hoje, que suas musicas favoritas de antigamente não, não servem pra um jovem de 15 anos hoje e nem por isso ele está errado e você certo. Afinal, somos geradores de entretenimento e como tal, se não compreendermos a cabeça do nosso ouvinte, vamos ficar fadados ao ostracismo. Entender o que o publico alvo de sua emissora deseja, seja no sentido musical, de linguagem e entretenimento em geral é tão complexo que a muito deixou de ser uma simples tarefa de um atendimento telefônico para se capitalizar o ?feedback? do seu consumidor final, o ouvinte.

Eu quero falar sobre cada ponto peculiar que hoje move o radio, cada ação diferenciada que podemos executar pra tornar um radio e o meio que vivemos melhor. Talvez nem seja o melhor conselho, afinal, o que tem de vozes experientes em nosso mercado não está no gibi, mas sim uma saudável troca de ideias sobre tudo o que envolve nossas maior paixão...o radio.

Até a próxima coluna!

Danilo Rocha


Tags: Rádio

Compartilhe!

Colunista
Danilo Rocha

Coordenador artístico da Paranaíba FM de Uberlândia, com passagens por rádios de São Paulo.



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.