Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2016 @

Seu calendário está ativado?

Publicidade

Quando se fala em fazer uma rádio competitiva qual é o primeiro elemento que vem a sua mente?

Alguns vão citar música ou um modelo especifico de um microfone. Outros podem citar promoções, bons locutores, equipamentos de ponta ou um transmissor potente.

Bem, todos esses itens são muito importantes, claro, mas o elemento que vamos citar aqui é muito comum no nosso dia a dia, é mais barato mas nem sempre está à mão no nosso trabalho no rádio, e esse item é: o CALENDÁRIO!
 
Às vezes, nos preocupamos com os grandes elementos pra fazer uma rádio funcionar e nos esquecemos dos pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Um simples calendário pode deixar sua rádio muito mais viva e conectada com que está acontecendo. 
 
As grandes datas, como os feriados, não podem passar desapercebidas pela rádio, seja pra fazer uma promoção, mudar algo na programação ou na plástica. Datas regionais inclusive devem ser lembradas pois isso faz que o ouvinte tenha a sensação que a rádio realmente acompanha o dia a dia dele, além de dar uma nova roupagem, deixando a rádio menos óbvia e mais surpreendente.
 
Nos Estados Unidos as rádios fazem muito isso com programações e plástica especiais em feriados grandes como dia de Ação de Graças e Natal. É muito comum ouvir as programações das rádios com um perfil diferente nesses dias e os talk shows acompanham de perto esses feriados e feriados menores. Já no Brasil, as rádios fazem sempre uma programação e campanhas para o verão e muitas também produzem peças especiais para o fim do ano.
 
E um calendário não é útil apenas para certificar de datas importantes, não. Ele tem uma outra qualidade muito importante: A de “prever”o futuro. Como?
 
Fazendo você se antecipar!
 
Pra que a produção não fique comprometida com um curto período para  elaboração das peças, o ideal são reuniões periódicas pra programação das datas, a escolha das ações que serão feitas e até aquele famoso brainstorm com a equipe pra escolha do que fazer e como fazê-lo para a campanha ser matadora e conquistar a audiência.
Quando eu estava na BHFM, nós fazíamos reuniões com a equipe de produção sempre na primeira segunda-feira do mês para definir quais seriam as ações do mês seguinte. Cada um munido de seu calendário personalizado e um cafezinho pra esquentar as ideias.
 
Os passos eram:
 
1 - Com base no calendário, quais eram as possíveis ações para o mês seguinte.
2 - Escolhidas essas ações, como iria funcionar a mecânica da promoção, ação ou campanha.
3 - Separar em tópicos os itens da mecânica e formas de participação ou de execução da promoção, ação ou campanha.
 
Dali em diante eu era o responsável pela parte artística que envolvia os textos, gravação, produção e execução disso junto aos locutores e a promoção viabilizaria sua parte. Então, tínhamos sempre um prazo razoável pra corrigir algumas falhas antes que a promoção fosse ao ar. E quando era o dia do lançamento, entrava tudo junto: Vinhetas, chamadas, vinhetão, ações, redes sociais e todo mundo usando a mesma linguagem pois já estávamos mais do que ambientados com toda a campanha. 
 
Tudo isso porque nós vimos o calendário com bastante antecedência e como falamos no início, mantendo a rádio viva e conectada com que está acontecendo.
Talvez não dê pra planejar tudo, mas quanto mais isso for inserido no seu dia a dia, mais tempo você terá para lidar com alguns contratempos e o principal: vai colher resultados com uma rádio mais pulsante. Além disso, ainda conta que a própria equipe faz um trabalho melhor quando a rádio faz certas mudanças na roupagem, ou vai dizer que nunca ouviu um locutor mais empolgado voltando do break com uma vinheta nova ou até mesmo anunciando uma promoção irreverente em cima daquele BG novo?! Se renda, isso faz diferença pra nós também!
 
Tente imaginar a rádio como uma vitrine de loja: Será que você entraria em uma loja que todos os dias, entra ano sai ano, usa as mesmas roupas e manequins na vitrine? Bem, se a vitrine funciona como um convite pra você ver mais daquilo dentro da loja, não está funcionando como deveria, certo? As pessoas poderiam até se sentir atraídas em um primeiro momento, mas depois a vitrine vira apenas um cenário estático que ninguém consegue notar. Pior que isso, imagine essa loja estampando no inverno a coleção verão lançada há 3 anos… muita coisa errada, não é mesmo? Pois é, se tem com a loja, com o rádio também tem.
 
Use sua rádio como uma vitrine onde o ouvinte não vai apenas passar por ela, faça sempre com que ele pare e até entre para encontrar outras coisas legais e o calendário pode ser um grande parceiro nisso.
 
E aí, já sabe qual será seu próximo passo? Calendário neles!
 
Falando nisso, o fim de ano chegou, mais um ano vindo aí e na Galla Produções resolvemos fazer um tema fim de ano diferente. Fizemos uma letra com as frases mais famosas das músicas que arrebentaram em 2016! Além de desejar um feliz ano novo pra sua audiência, nós também criamos uma espécie de retrospectiva com a base musical do ano. Você pode ouvir uma demo neste link: http://www.gallaproducoes.com.br/blog/tema-fim-de-ano-garanta-agora/ 
 
A noticia boa é: Quem acompanha o TudoRádio tem desconto de 40%. Pra mais informações mande um email pra [email protected] .
 
 
Um abraço! 
Tags: produções, áudio, texto, criatividade

Compartilhe!

Colunista
Gleyson Lage

Gleyson Lage é locutor e produtor desde 1998. Começou a carreira com 12 anos na rádio Pontal FM de Itabira- MG. Já trabalhou na rádio Itatiaia- BH e assumiu a produção da 98FM-BH em 2006 onde hoje apresenta o programa 98 Esportes das 8 às 10 da manhã. Através da Galla Produções já escreveu e produziu várias rádios no Brasil como: 98FM – Curitiba, Jovem Pan – SP, Mix FM- BH, BHFM, Capital FM,  Centro América Hits entre outras. 

tudoradio.com © 2001 - 2017 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.