Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 26 de Agosto de 2019 @

O que é inovar?

Qual departamento de sua emissora requer mais investimento em inovação?
Publicidade
Passamos por um momento de transição na radiodifusão com a presença cada vez mais forte e competitiva do digital, que ao contrário do que muitos dizem não é uma ameaça, mas sim um universo de oportunidades (como já explanamos em vídeos e textos já publicados).
Grande maioria de nossas emissoras ainda tem um longo caminho para consolidar um novo modelo de negócios integrando a mídia tradicional com o digital, seja através de novas tecnologias, seja ousando nas práticas comerciais e de relacionamento com o ouvinte e o mercado.
Mas o significado da palavra INOVAÇÃO vai muito além do que investir em plataformas digitais, é um conceito que deve fazer parte da cultura da emissora permeando todos os seus departamentos.
Por isso, a importância em se dar atenção especial à área de Recursos Humanos – não só para garantir as mudanças que impactem em maior eficiência e produtividade, mas para também garantir contínua evolução nas atividades e ações operacionais.
Compartilho algumas sugestões que podem ser implementadas como práticas inovadoras em seu RH:

- Gestão Participativa:
Em estudo recente realizado junto as empresas, as discussões sobre planejamento estratégico e futuro fica reservada a 30% de pessoas da organização. Discutir e informar devidamente sua equipe sobre a realidade presente, o impacto das novas tecnologias e quais planos para o futuro é o primeiro passo para uma gestão participativa, onde todos tem a oportunidade de expor suas ideias e propósitos. O resultado de tal iniciativa resulta em maior motivação e alinhamento de todos na busca por objetivos comuns.

- Clareza e simplicidade nas atividades do dia a dia:
Reúna sua equipe e reveja os procedimentos operacionais de cada área. O objetivo é cortar atividades supérfluas e focar todos os recursos no que realmente importa para que as coisas sejam feitas.

- Programa de Participação de Lucros e Resultados:
A PLR é uma das formas mais eficazes de aumentar a produtividade de uma empresa, já que é uma forma de recompensar o colaborador diretamente, baseado no desempenho atingido por ele e a instituição.
Cabe ao gestor desenvolver um modelo de PLR que contemple um percentual do lucro gerado (semestral ou anual) a ser rateado e as metas individuais de cada colaborador (por meio de indicadores de cada área, o colaborador precisará atingir metas que serão estabelecidas de acordo com a atividade exercida. Se atingir 100% da meta, receberá 100% na sua PLR).

- Aprendizado para toda vida (lifelong learning):

Para acompanhar as transformações do mundo 4.0, as pessoas têm de mudar a chave para a ideia de "lifelong learning", o aprendizado para toda vida.
Não basta mais cursar uma universidade ou especialização, é preciso estar aprendendo o tempo todo, com todos e com tudo.
A emissora deve estimular e se possível, proporcionar acesso ao conhecimento para seus colaboradores. Quanto mais qualificados e atualizados, maior será a capacidade de inovar na prestação de seus serviços, garantindo crescimento econômico e corporativo.

Nestes 30 anos de estrada acompanhando a rotina de inúmeras emissoras de rádio, poucas vezes encontrei uma que aplicasse as práticas acima descritas. Não podemos permanecer em zona de conforto com nosso RH – principal alicerce da empresa. Inovar é preciso, principalmente quando falamos de pessoas.
Tags: inovação, gestão, corporativo, empresa, rádio, tendências

Compartilhe!

Colunista
Márcio Villela Empresário, Radiodifusor, Ex-presidente da AERP



Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.