Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Terça-Feira, 22 de Dezembro de 2020 @

Diz Aí | Saiba como equipar um estúdio da melhor maneira

Publicidade
Microfones, câmeras, computadores, mesas de controle, cadeiras, objetos de cenários, lâmpadas, marcações... Como profissional da área de rádio e TV, você sabe que cada um desses itens jamais pode faltar em um estúdio.

Porém, só com a experiência de longos dias trabalhados com produção entendemos que existem muitos outros equipamentos e acessórios que são indispensáveis dentro de um estúdio, ou melhor, numa empresa que seja desse segmento. A rotina é cansativa, a fome e o sono batem, limpeza e higiene se fazem necessárias.

Caso você esteja montando seu próprio estúdio, seja ele para um projeto particular de rádio, podcast ou televisão ou para aluguel, precisa levar em conta que ele será um local onde as pessoas passarão muitas horas e, portanto, deve ser equipado da melhor maneira possível.

Veja alguns itens que são importantíssimos dentro de um estúdio:

Álcool gel

Não podemos nos esquecer que estamos vivendo uma pandemia e que, mesmo depois de seu final, os hábitos de higiene da humanidade estarão profundamente mudados. O álcool gel deve estar presente em vários pontos do estúdio para a higienização das mãos.

Produtos de limpeza

A pandemia também faz necessária a limpeza do estúdio após cada sessão ou partida de um convidado ou profissional. Em tempos normais, é preciso limpar o chão, as paredes e os instrumentos de trabalho eventualmente. O local deve contar com produtos como desinfetantes e água sanitária

Caneta e papel

Muitas vezes, é preciso fazer anotações no roteiro, nas observações sobre as gravações ou sobre outros assuntos. Além do material cenográfico, é sempre útil ter boas quantidades de papel e caneta à disposição de todos.

Geladeira

O primeiro eletrodoméstico fundamental: Quem trabalha com rádio, TV ou podcast precisa ter cuidados especiais com a alimentação e normalmente não é possível deixar o estúdio para se alimentar. Uma geladeira para armazenamento das comidas de cada profissional é essencial.

Micro-ondas

O micro-ondas serve como o complemento perfeito para a geladeira: Nele, os profissionais podem esquentar suas comidas, matando a fome antes que ela comece a atrapalhar as longas horas de trabalho. Existem modelos de micro-ondas de 17 até 45 litros, o que faz do eletrodoméstico adaptável a estúdios maiores e menores.

Pratos e talheres descartáveis

Da mesma forma, permitir que os profissionais tenham pratos e talheres para as suas comidas é ideal. Como o estúdio dificilmente terá uma pia de cozinha, não se esqueça de fornecer sempre uma boa quantidade desses acessórios descartáveis.

Sofá

Além da fome, o cansaço também pode aparecer durante as gravações ou as transmissões ao vivo. Profissionais de áreas não técnicas ou que não participam de todas as partes de um programa adoram quando podem passar seus tempos de folga descansando em um sofá.

Garrafa térmica

O café é parte tão comum de um estúdio como os microfones, as câmeras e as mesas de controle. A garrafa térmica está sempre passando entre cada um dos profissionais.

Armários

Se você tiver um estúdio pessoal, vai querer armazenar lá mesmo questões variadas de seus trabalhos como roteiros ou outras anotações. Da mesma forma, itens como microfones e objetos cenográficos não podem ficar simplesmente jogados no chão ou abandonados em qualquer lugar. Os armários são fundamentais para que tudo seja guardado de maneira segura.

 

Por Lincoln Guilherme Copceski - Formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Produção Audiovisual pela PUC-PR e mestrando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Trabalhou com assessoria de comunicação empresarial e política, diretor audiovisual e, hoje em dia, escreve sobre diversos assuntos.

Tags: dicas, profissionais, alimentação, saúde, organização, rádio, pesquisa

Compartilhe!

Colunista
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!










tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.