Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você confia na prestação de serviço e nas informações veiculadas pelo rádio sobre a pandemia da covid-19?

Enquete

Sexta-Feira, 05 de Março de 2021 @

Diz aí | Internet tem gerado oportunidades às rádios do interior

Publicidade
Por muitos anos, o rádio tem sido uma das principais fontes de informação e entretenimento da população brasileira. Quem não tinha como comprar uma televisão se sentava ao lado do aparelho sonoro para ouvir as principais notícias do momento e depois se divertir com música. E isso também ocorre a depender da atividade diária da pessoa.

Em cidades pequenas do interior, as rádios locais são a única fonte de informação, uma vez que raramente havia ou há jornais (e muito menos canais de televisão) específicos. Quase todo município tem as suas emissoras que se comunicavam de maneira íntima com a população.

A internet, porém, fez em um primeiro momento com que essas emissoras perdessem espaço, ou pelo menos era essa a percepção. Mas isso ficou apenas na sensação, pois o rádio seguiu consumido pelos ouvintes. E as emissoras do interior estão descobrindo como usar a  internet para reverter essa percepção de maior competitividade entre mídias digitais, usando plataformas simples para alcançar públicos de lugares distantes, competindo diretamente até com as rádios das cidades grandes.

Por Lincoln Guilherme Copceski - Formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Produção Audiovisual pela PUC-PR e mestrando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Trabalhou com assessoria de comunicação empresarial e política, diretor audiovisual e, hoje em dia, escreve sobre diversos assuntos.

Um benefício claro que a internet traz para as emissoras das pequenas cidades é em momentos que pedem por informações imediatas e em tempo real. No dia das eleições municipais de 2020, por exemplo, a busca na internet pelos canais digitais do rádio cresceu 577%.

Plataformas de streaming como o próprio tudoradio.com, TuneIn, RadiosNet e a MobiAbert, disponíveis gratuitamente para Android e iOS, ajudam a revitalização das emissoras pequenas através dos recursos digitais. Elas fazem com que a sintonia seja possível de todo o planeta e que o som seja de alto nível.

A internet permite que os ouvintes acessem suas emissoras preferidas por plataformas como esses aplicativos, portais ou pelo próprio site da emissora, enquanto o meio tradicional, através do aparelho de rádio, continua muito vivo. As informações valiosas em tempo real que apenas quem está no local pode oferecer ganham valor e alcançam um número muito maior de pessoas do que já foi possível em qualquer outra época.

Dentre as vantagens das rádios em plataformas digitais, estão a qualidade e a nitidez do som, a transmissão gratuita com menos interrupções do que serviços de streaming e a mistura de notícias com programas esportivos ou de variedades. Gerentes e especialistas de programação de emissoras de cidades pequenas estão cada vez mais se preparando para oferecerem diferenciais capazes de atrair ouvintes de todos os lugares.

A possibilidade de uma curadoria musical e de uma programação destinada para gostos específicos também tem ajudado no crescimento das rádios independentes na era do streaming.

Qualquer pessoa que possua um computador, tablet ou smartphone consegue acessar plataformas como o MobiAbert. De acordo com os editores do portal TechReviews, todos os modelos de eletrônicos fabricados atualmente, por mais baratos que sejam, têm o que é preciso para rodar esse tipo de serviço.

O caminho do rádio como meio de comunicação no futuro é o de meio híbrido, acessado tanto pelo dial quanto por streaming. Até os conteúdos em vídeo estão sendo produzidos com maior frequência, complementando e ampliando a atuação das emissoras. É a renovação de uma mídia que está entendendo como se adaptar às exigências da modernidade.

Tags: rádio, internet, interior, setor, oportunidade, tendências

Compartilhe!

Colunista
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!










tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.