Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Domingo, 03 de Julho de 2022 @

Crescimento das webradios exige novas estratégias para destacar-se

Publicidade
Ter uma webrádio e acompanhar o seu crescimento observando o aumento do número de ouvintes é uma realização e tanto, mas para isso é preciso estar constantemente ouvindo seus seguidores e indo além. 

As webradios tem crescido vertiginosamente. Segundo a Real Networks que é a líder de 85% do mercado mundial de streaming, hoje existem milhares de rádios online no mundo. No Brasil são mais de 4000, sendo que 88% delas são versões para Internet de rádios convencionais (AM, FM, ondas curtas). As outras estão somente no espaço virtual. 

Através da internet podemos estar conectados a qualquer radio online do planeta, até mesmo as rádios mais tradicionais possuem players em seus próprios sites. A disputa pela audiência é a cada dia mais acirrada, até mesmo em plataformas como o Youtube, mas também é maior a atenção de anunciantes e interessados.

Então para alcançar o sucesso e melhorar os resultados de conquista de mais ouvintes - além de iniciar o processo de fidelização a sua webrádio - é necessário uma série de fatores. 

Programação e Engajamento

O ponto principal para alguém gostar de uma webrádio é sua programação, então é preciso que você conheça o seu público-alvo. Utilize o recurso de chat para comunicar-se com seus ouvintes, fazer perguntas sobre suas preferências, trocar ideias etc...

Conhecendo seu público é possível entregar uma programação que seja relevante e caia no gosto do público. Seja tocando mais músicas ou trazendo mais informação, quais faixas de horário têm mais ouvintes – os padrões podem ser diferentes dos das rádios tradicionais, então fique atento.

É comum que os players de webradio consigam entregar dados em tempo real sobre ouvintes, sem depender do Ibope e de aproximações, então use esses dados para potencializar o seu crescimento.

A webrádio no Google 

Utilize as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que nada mais são do que a otimização para mecanismos de busca. Com elas é possível melhorar a exposição de sua web rádio no Google, usando ferramentas de SEO para escolher as palavras-chave certas e assim otimizar seu site. Use palavras-chave com pouca concorrência e muita procura. Através do Google Trends você poderá encontrar as palavras-chave mais indicadas para cada tipo de projeto. 

Os mecanismos de pesquisa têm como objetivo localizar bons conteúdos e consequentemente os colocam nas melhores posições das páginas. 

Divulgação 

As redes sociais atuam diretamente no engajamento dos ouvintes e são fundamentais na divulgação de uma webrádio. Não adianta sua rádio ser ótima, ter uma programação fantástica, mas sem uma boa divulgação tocar apenas para algumas pessoas dia após dia. Apesar do claro crescimento no consumo, ainda é preciso brigar pela atenção dos ouvintes.

Através de plataformas como o Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp e outras é possível atingir o público-alvo e além disso aumentar enormemente esse público utilizando ferramentas de marketing digital. 

É possível criar conteúdo distinto para cada rede social e até em uma mesma rede social: só no Instagram é possível interagir com fotos, utilizar hashtags, usar os Stories. Tudo isso ajuda a ganhar visibilidade na plataforma, além da possibilidade de ganhar mais seguidores. Com isso será possível analisar qual concentra a maior interatividade de ouvintes.

Invista em infraestrutura

Os radialistas sabem a diferença que uma boa infraestrutura faz na qualidade do som e seu alcance. Para uma webradio não é preciso investir em antenas e sistemas que podem chegar aos milhões de reais: com um computador e conexão à internet é possível colocar sua rádio no ar.

Isso não quer dizer que não é preciso colocar a mão no bolso. Webradios sem infraestrutura dão problemas constantes, deixando seus ouvintes na mão e entregando um produto de má qualidade. Invista em um computador de qualidade, em uma conexão à rede potente e pelo menos uma máquina de reserva em caso de problema. 

Também contrate um serviço de webradio de qualidade, que permita programar de forma automática e que não tenha quedas na transmissão. Conseguir chegar em todos os players e plataformas também é fundamental e você pode entender melhor isso em uma coluna recente sobre jornada do consumidor.

Por último, invista na criação de um site com design bonito, fácil de usar e navegar e em conteúdo escrito que potencialize o acesso de pessoas.


Fonte: Pixabay

* Por Miguel Amado – emarket

Tags: marketing, digital, dicas, 2022, mercado, profissional, rádio, webradio

Compartilhe!

Colunista
Diz aí!

O Diz aí é um espaço que o Tudo Rádio dedica à textos criativos e que contribuem com o crescimento do meio rádio. Se você tem um material que considere ser importante para compartilhar com outros profissionais, mande para a redação do Tudo Rádio dar uma olhada. Após uma análise (sem prazo definido, obedecendo as prioridades da agenda da redação do Tudo Rádio) o texto poderá aparecer aqui, com os devidos créditos. Participe!










tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.