Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Terça-Feira, 05 de Abril de 2022 @

Até quando vamos ignorar a jornada do consumidor no consumo de áudio por streaming?

Publicidade
Foguete não dá ré! Com certeza você já ouviu essa frase. Pois é, isso é o que está acontecendo no mundo quando falamos em consumo de áudio por streaming. Talvez, pelo modelo de negócios aqui em terras tupiniquins e uma certa restrição de acessibilidade por conta de conexão de internet (que deve ser resolvida com o plano nacional de implementação do 5G) os consumidores estão cada vez mais despertando para o consumo de conteúdo em áudio através do streaming, seja ele ao vivo ou on demand.

Muitas empresas tradicionais de áudio deverão fechar suas operações nos próximos anos se não acordar para este movimento. Antes o canal de distribuição, mais conhecido como antena, era o fator crítico de sucesso. Hoje, este canal de distribuição está se reduzindo a pó. O acesso livre, feito por vários outros pontos de conexão com a audiência, sem qualquer grande investimento em tecnologia por quem produz conteúdo, tornará este modal obsoleto.

Tem conteúdo em áudio de marcas tradicionais com o mesmo alcance de antena no streaming, sendo que essa segunda não tem qualquer estratégia de negócio para ser monetizada.

Sua marca aparece na tela do Apple CarPlay ou AndroidAuto? Se a resposta é não, melhor avaliar essa possibilidade. Num futuro breve, talvez os carros não terão mais sintonizadores de rádio.

Neste cenário, é preciso entender que o que manda são marca e a qualidade de conteúdo. Quem nunca havia investido em um plano de construção de marca ou feito planos estratégicos de marketing e comunicação para promover seu negócio, cativar audiência e parceiros comerciais, deve mingar.

Ainda vejo discursos do tipo "digital não trás dinheiro". Ok, talvez você precise repensar seu modelo de negócio e sair da zona de conforto, investir e construir os próximos 10 anos.

A inspiração para este texto veio de duas matérias publicada no tudoradio.com. A primeira feita pelo Rodrigo Garcia que conta que já estamos em um cenário de igualdade mundial em qualidade de entrega de streaming em áudio e outra feita pelo Daniel Starck com dados da pesquisa The Infinite Dial 2022 da Edison Research, que aponta que o áudio digital já atinge 67% da população dos EUA.

Tags: rádio, streaming, digital, audiência, relevância, tendências

Compartilhe!

Colunista
Douglas Miquelof Douglas Miquelof é CEO da Rádio Capital e teve passagem pelo SGR (Sistema Globo de Rádio). É Especialista em Negócios, Estratégia, Marketing, Vendas, Comunicação, Inovação, Liderança, Administrador de Empresas, Publicitário, Palestrante e Professor Universitário.










tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.