O C.I.P.I. (Centro de Investigação e Prevenção de Interferências) tem como missão auxiliar o rádio na luta contra a pirataria que infesta o dial das principais cidades brasileiras. Rádios clandestinas com equipamentos desregulados sujam o espectro de uma forma que as FMs legalizadas não conseguem atuar em sua área de direito, fazendo com que seus produtos desvalorizem, sua audiência caia e o meio enfraqueça de modo geral.
A simples presença de uma rádio pirata numa frequência adjacente pode representar um desempate técnico na pesquisa de audiência a favor de uma emissora concorrente que não tenha seu sinal prejudicado por estações clandestinas.
O C.I.P.I. localiza as estações clandestinas através utilizando equipes treinadas, equipamentos de rastreamento de sinal de alta tecnologia, além de cuidar de todo o processo legal do fechamento de emissoras piratas. O serviço atua com frequência em São Paulo e tem algumas das principais estações de rádio como clientes, porém o C.I.P.I. também já realizou operações em Campinas, Baixada Santista e no Rio de Janeiro. Em 2012 o sistema irá iniciar os trabalhos no Distrito Federal.
Para mais detalhes entre em contato pelo e-mail [email protected] ou acesse as matérias já veiculadas pelo portal sobre o tema (localizadas a seguir):
.