Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 08 de Março de 2008 @ 00:05

Curiosidade: Cidades do litoral sul perdem suas rádios para a Baixada

Itanhaém – Concessões de emissora que operam em FM originadas em municípios do litoral sul paulista “perdem” suas emissoras para as cidades da Baixada Santista
Publicidade

“Estações que andam”. Essa prática é algo comum no rádio brasileiro onde emissoras de outros municípios focam suas programações e ate mesmo mudam o local de suas sedes ara operarem em municípios maiores ou mais influentes. A mesma situação ocorre no litoral do estado de São Paulo, onde várias concessões de cidades localizadas próximas a região metropolitana da Baixada Santista migram seus focos e estúdios para as maiores e mais importantes cidades da região: Santos e São Vicente.

Vamos aos exemplos. A única emissora de Mongaguá, a FM 90.1, concessão educativa que está nas mãos da CBS, irradia a programação da Kiss FM. A rádio está voltada para o litoral paulista, mas possui seus estúdios e endereço comercial na Avenida Ana Costa, famosa via da cidade de Santos. A emissora em 2007 já operou como Mix FM “Litoral Paulista”, porém com suas ações voltadas ao principal município da Baixada. A torre de transmissão da 90.1 FM continua localizada em Mongaguá.

Já a única FM de Peruíbe, ultima cidade do aglomerado urbano que liga o litoral sul do estado com a Baixada, está com os seus estúdios localizados em São Vicente desde a estréia da Nativa FM 102.1 na região. Anteriormente a rádio operava como uma FM de Peruíbe, mas mudou de local após a estréia da rede popular na região. Após o encerramento do contrato com a Nativa, a emissora virou a Antena 1 FM de Santos e depois passou a transmitir em 2007 a programação da CBN, voltada a Baixada Santista.

Já a cidade de Itanhaém possui duas concessões comerciais liberadas pela Anatel. Uma delas é a 98 A Rádio Rock, que já teve o nome “Santos” em seu logotipo e opera desde a sua estréia a partir de São Vicente. A 98.1 FM sempre operou a partir da Baixada Santista e já retransmitiu as programações de redes como Mix FM, Transamérica e Classic Pan. A outra concessão é a 90.9 FM, emissora que retransmite o sinal da Bandeirantes AM para a capital e litoral paulista a partir de São Bernardo do Campo, município da Grande São Paulo.

Todas as emissoras citadas acima estão autorizadas para operarem dessa maneira, sendo consideradas legais pela Anatel. A própria classe de potência adquirida pelas emissoras já serve como argumento que a emissora pode explorar o município mais populoso. Após autorizações junto a entidade é possível também alterar o local da sede da rádio e as vezes a instalação do sistema irradiante.  A mesma situação se repete em várias regiões do país, sendo uma prática comum da radiodifusão nacional.


Por Daniel Starck – 08/03/2008
[email protected]

 

 


Exibir mapa ampliado




Dials relacionados à nota:
Santos e Peruíbe

 Acompanhe essa notícia através do Podcast do Tudo Rádio.com

Participe agora do Tudo Rádio.com - Cadastre-se em nosso sistema e aproveite as vantagens da interatividade com o portal. O cadastro é de graça! - Clique aqui

Anuncie agora!! - Sua empresa e produto em evidência. Conheça os planos do Tudo Rádio.com clicando aqui!



Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!




Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.