Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 13 de Junho de 2014 @ 09:25

Rede Nacional do Rio de Janeiro lidera transmissão da Copa para emissoras públicas

Rio de Janeiro – Emissoras da EBC estão transmitindo jogos da Copa

Publicidade
A Rádio Nacional AM 1130 do Rio de Janeiro liderou a transmissão da partida de estreia da Copa do Mundo para as emissoras públicas associadas e controladas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), construindo uma inédita rede pública de rádios para a transmissão do grande evento. Capitaneadas pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, as rádios EBC (Nacional AM 980 FM 96.1 de Brasília, Rádio Nacional da Amazônia e do Alto Solimões e MEC AM 800 do Rio de Janeiro) estarão unidas na transmissão dos jogos. Além delas, 26 emissoras públicas, associadas à EBC, vão retransmitir o sinal.
 
“A Fifa não permite que todas as emissoras transmitam o sinal, apenas as que adquiriram os direitos, como é o caso da EBC”, explica o jornalista Philipe Deschamps, coordenador de esportes da Rádio Nacional e responsável pela organização da cobertura. Integram a rede emissoras públicas de níveis federal, estadual, municipal e universitário, que isoladamente não teriam condições de cobrir a Copa do Mundo.
 
A cobertura dos 50 jogos será feita a partir do Centro Internacional de Transmissão (IBC, na sigla em inglês para International Broadcast Centre) da Fifa, instalado no Riocentro, Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Lá, onde ficam concentrados os jornalistas do mundo inteiro, são recebidos os sinais das 34 câmeras da Fifa, espalhadas nos 12 estádios da Copa. Também chegam ali os diferentes sinais de áudio captados nos estádios: os hinos das seleções, os gritos das torcidas, as falas dos técnicos à beira do gramado e o som dos jogadores batendo bola.
 
Desde a última segunda-feira (9) já vêm sendo transmitidos do IBC os dois programas de esporte diários da Nacional do Rio, o Bate-Bola Nacional, das 12h30 às 13h30, e o No Mundo da Bola, das 20h às 21h. Este, o mais antigo programa esportivo do rádio brasileiro, criado por Antonio Cordeiro, o locutor da Copa de 50.
 
“Nós só estaremos nos estádios para transmitir os jogos do Brasil, nessa primeira fase em São Paulo, Fortaleza e Brasília. Os demais jogos nós vamos transmitir de dentro do IBC. É uma cobertura que vai convergir com outras mídias, como a internet, e para isto desenvolvemos uma ferramenta que, por exigência da Fifa, só permite o acesso dentro do território brasileiro. Se a pessoa, por exemplo, estiver em Paris, não conseguirá acompanhar a transmissão pelo site da EBC, por causa desse bloqueio ao acesso”, detalha Deschamps.
 
A cobertura diária está sendo feita pela equipe de repórteres das rádios EBC, com reforço dos profissionais das emissoras associadas. “Com isso, nossa cobertura vai registrar o clima da Copa do Mundo nos  mais diferentes pontos do país”, diz o coordenador.
 
Segundo Deschamps, o projeto começou a ser delineado no ano passado, por ocasião da Copa das Confederações, quando a EBC adquiriu os direitos de transmissão para os dois eventos. “Naquela época começamos a construir essa rede pública de rádio. É um trabalho com mais de um ano de planejamento, de logística”, conta.
 
Para o coordenador de esportes da Nacional, a iniciativa representa um pontapé na formação de uma verdadeira rede de rádios públicas.  “Nós nunca tivemos um trabalho dessa magnitude na articulação de emissoras que, sozinhas, não teriam condições de fazer essa cobertura, pela natureza da Copa do Mundo, que é um evento caro para se transmitir. Este trabalho pode ser repetido em outras ocasiões, como as eleições e o carnaval, fortalecendo cada vez mais a comunicação pública no Brasil”, aposta Philipe Deschamps.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Copa do Mundo, EBC, Nacional, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.