Panorama: Rádio Itatiaia segue líder em Belo Horizonte. Alvorada FM cresce e ganha posição
Foi divulgado na semana passada a mais recente pesquisa referente à audiência FM em Belo Horizonte e região metropolitana. São dados obtidos pelo Instituto Ibope e repassados às agências de comunicação e emissoras assinantes. Diferente do que ocorreu nos meses anteriores a média de audiência do FM mineiro sofreu uma retração, interrompendo a tendência positiva que era vista no meio. A Rádio Itatiaia FM 95.7 apresentou uma leve oscilação negativa na sua média de ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais), porém essa movimentação não causou acirramento da disputa pela liderança geral (posição que é defendida pela emissora).
Rádio Iguatemi AM volta a ter programação local em Mogi das Cruzes
A Rádio Iguatemi AM 1520 de Mogi das Cruzes (cidade pertencente à Grande São Paulo) volta a ter sua programação local a partir desta segunda-feira. A emissora é considerada uma das mais antigas da região e é controlada pelo Grupo Mundial de Comunicação, responsável por rádios como a Top FM 104.1 e a Kiss FM 102.1, ambas de São Paulo. Na sua volta, a rádio terá uma abrangência de nove cidades no chamado “Cinturão Verde do Alto Tietê”. Além disso, a emissora também terá em breve sua página na internet, disponibilizando seu áudio também via web.
Anatel divulga consulta pública para migração em estados do Nordeste
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou na sexta-feira a primeira lista com a proposta de alteração do PBFM (Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada) com vistas à adaptação das outorgas de emissoras em ondas médias (AM) para frequência modulada (FM). A lista contemplou municípios da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte, incluindo a capital, Natal, e Mossoró, uma das mais importantes do estado. Vale ressaltar que nessas regiões, as emissoras serão acomodadas no dial convencional. A proposta, que será submetida a comentários da sociedade em geral como Consulta Pública nº 23, abrange em sua maioria canais para o estado do Rio Grande do Norte, mas é a primeira de uma série que a Anatel deve divulgar com o propósito de contemplar o maior número possível de emissoras interessadas em migrar do AM para a faixa tradicional de FM.
Prêmio Estácio de Jornalismo tem prorroga inscrições até 20 de junho
Jornalistas de todo o Brasil terão mais tempo para efetuar sua inscrição na edição 2014 do Prêmio Estácio de Jornalismo. As reportagens veiculadas no país entre 11 de junho de 2013 e 10 junho de 2014, que tenham o Ensino Superior como tema central, poderão ser enviadas até o dia 20 de junho de 2014. Cada concorrente poderá inscrever até três reportagens. A partir desta edição todas as reportagens poderão ser inscritas através do site www.premioestaciodejornalismo.com.br. Além de cadastrar as informações sobre as reportagens produzidas, é possível fazer o upload dos arquivos das matérias pela plataforma de inscrição online. Mas aqueles que optarem por enviar suas reportagens pelo Correio poderão fazê-lo da mesma forma. Os dois formatos de envio serão igualmente aceitos.
Panorama: Lideres voltam a registrar alta na audiência FM de Curitiba
Uma notícia mais positiva para o meio FM de Curitiba. Boa parte das estações de rádio da capital paranaense iniciaram uma reação na comparação com as médias de ouvintes por minuto registradas na pesquisa anterior. Os dados foram obtidos pelo Instituto Ibope e repassados às agências de comunicação e emissoras assinantes. Curitiba acompanhava uma forte tendência de baixa nas médias de audiência do FM, fato que iniciou uma sequência de reformulações em várias estações. Essas novidades passam a ser sentidas no meio. As três primeiras colocadas em Curitiba e região metropolitana voltaram a apresentar altas em suas médias de audiência. Massa FM 97.7 (atual líder geral), Caiobá FM 102.3 (vice-líder) e 98 FM 98.9 (terceira colocada) apresentaram oscilações positivas em suas médias de audiência no período 05h-00h (todos os dias e locais), com destaque para os avanços mais significativos da 98 e da Caiobá.
Minicom publicou vinte decretos legislativos de radiodifusão na semana passada
Com os 20 novos decretos legislativos de terça-feira (10), são 168 os atos aprovando novas outorgas ou renovando existentes publicados até aqui neste ano de 2014. Nesta semana, foram aprovadas onze novas outorgas para exploração do serviço de radiodifusão comunitária e 6 para execução do serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada, assim como renovadas as permissões de outras 3 emissoras em FM. O Tocantins foi o estado que mais recebeu novas comunitárias. Ao todo, foram três recebidas pelo estado do Norte do país. Em seguida está São Paulo, que passa a ter novas emissoras de Rádio Comunitárias com autorizações para Boracéia e Mogi das Cruzes.