Os testes de transmissão em FM estendido serão interrompidos pela primeira vez após cerca de dois meses operando de forma ininterrupta em São Paulo. A estação científica que atua em 84.7 FM terá a sua antena alterada para obter um maior rendimento de cobertura entre a capital e a região metropolitana. Segundo informações cedidas pela EMC (empresa responsável pela parte técnica dos testes), as antenas Shively 6277 da estação 84.7 FM serão instaladas hoje (6) cerca de 10 metros fora do tubulão principal da Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo. A estrutura inicial da FM estendida estava acoplada à torre da 100.9 FM.
Segundo relato de Eduardo Cappia, técnico responsável pelo processo, a intenção da mudança é “desacoplar mais os sistemas FM entre si, pelo desnível de potência e”, consequentemente “aumentar a eficiência de propagação da estação 84.7 FM”. Cappia afirma que estas alterações foram decididas há algum tempo e foram formalizadas em conjunto com a emissora Jovem Pan, depois de uma visita do Engº José Mauro Ávila ao sistema e entendimentos com o Engº Daniel Viana na última terça-feira (4). A 84.7 FM retransmite desde agosto a programação da Jovem Pan AM 620 e tem sido captada com certa facilidade por vários ouvintes residentes em diferentes áreas da Grande São Paulo.
A 84.7 FM atua com 3kw de potência, sendo que a estação chegou a operar com 1.5kw, 1kw e 200w durante as primeiras semanas de transmissões. A intenção do teste é determinar o alcance no FM estendido e as possíveis interferências em outros serviços que utilizam radiofrequência (com destaque para a TV analógica, ainda ativa no Brasil). Recentemente a EMC apresentou resultados favoráveis a transmissão em estendido durante um congresso técnico realizado pela AESP em setembro na capital paulista, informando a ausência de interferências originadas pela 84.7 FM. Os técnicos também informaram a facilidade na captação através de celulares com FM (linha Android, ajustado para a banda japonesa – iniciada em 76MHz), além de outros receptores com FM estendido (o iPod Nano é um deles).
O FM estendido é a faixa de frequência entre 76 MHz e 88 MHZ que será utilizada pelas emissoras AMs que migrarão para o FM, isso em centros onde a faixa tradicional (88 MHz a 108 MHZ) está congestionada (sem espaços para novas estações em FM).
Clique aqui e saiba mais.
Segundo o EMC, a 84.7 FM ficará fora do ar até o final da tarde de hoje (6). A estrutura está instalada no topo do edifício que abriga o Grupo Jovem Pan, localizado no número 807 da Avenida Paulista.
Clique aqui e saiba mais sobre a migração das AMs para o FM
Espectro – Veja e ouça a lista atual de FMs e AMs sintonizadas na Grande São Paulo:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, migração, Jovem Pan, testes, São Paulo