A Grande Curitiba é conhecida no mercado de rádio por ter um dos espectros em FM mais limpos entre as capitais brasileiras, com pouca incidência de rádios clandestinas ou irregulares. Essa condição auxilia os ouvintes a captarem as rádios comerciais, educativas e comunitárias que estão legalizadas para operarem na região, além de propagações atípicas em FM vindas de São Paulo, interior do Paraná e Santa Catarina. Porém nos últimos meses o dial FM curitibano passou a conviver com rádios que estão operando em canais diferentes daqueles que estão indicados pela Anatel e também estações que não estão listadas como regular pela agência. Acompanhe:
Segundo relatos de ouvintes, emissoras ditas “comunitárias legalizadas” e listadas pelo sistema de distribuição de canais da Anatel foram captadas fora da sintonia 98.3 FM, faixa destinada a radiodifusão comunitária legalizada na Grande Curitiba. Foram captadas rádios como Nova Pinhais FM 98.1 na cidade de Pinhais, dividindo espaços com a comunitária Pinhais FM 98.3 e próxima da sintonia da Massa FM 97.7 de Curitiba. Segundo o SISCOM da Anatel, a Nova Pinhais é indicada como 98.3 FM e não 98.1 FM. O mesmo vale para a outra estação captada em 98.3 FM que leva o nome de Pinhais. Situação semelhante ocorre no Cajuru, bairro de Curitiba próximo a Pinhais, onde a Cajuru FM é captada em 98.5 FM e não 98.3 FM, como é indicado pela Anatel. Com isso a Cajuru tem sua sintonia mais próxima da 98 FM 98.9 de Curitiba.
Essas informações foram enviadas por ouvintes curitibanos para a redação do Tudo Rádio, assim como a presença de outras FMs na Grande Curitiba que não estão listadas no SISCOM da Anatel (serviço on-line que informa as entidades e canais regulamentados para todo o país). Um dos relatos indica a existência da Delta FM 94.7 de São José dos Pinhais, rádio que possui uma captação forte próximo ao Aeroporto Internacional Afonso Pena e também foi sintonizada por ouvintes em Curitiba. Essa estação supostamente irregular também interfere no sinal da Mix FM 94.7 de Ponta Grossa nos arredores de Araucária e Campo Largo. Já no centro de Curitiba existem cartazes indicando a existência da Gralha Azul FM 106.1, sintonia que também não foi encontrada no SISCOM da Anatel.
A faixa de rádios comunitárias em Curitiba e no litoral é em 98.3 FM. Já na região de Ponta Grossa a Anatel informa que entidades autorizadas ao “radiocom” (como é conhecido o sistema de radiodifusão comunitária) operam em 87.9 FM.
Essas informações foram enviadas por ouvintes curitibanos e checadas pelo Tudo Rádio. A lista de entidades liberadas no “radiocom” está no site da Anatel.
Grande Curitiba – Veja a lista completa de estações em FM captadas na Grande Curitiba:
clique aqui.
Tags:
Rádio, comunitária, dial, Curitiba