Quarta-Feira, 17 de Dezembro de 2014 @ 09:17
São Paulo – Rádio cresce abaixo da média do mercado, com oscilação positiva de 5,6%
O Projeto Inter-Meios divulgou novos dados sobre o crescimento da comunicação brasileira em relação ao bolo publicitário. Segundo a pesquisa a TV por assinatura e mídia exterior continuaram puxando a alta dos veículos nacionais, com base nos resultados referentes aos nove primeiros meses de 2014 (ou seja, até setembro). O rádio obteve um avanço de 5,6% durante esse período, totalizando 4,10% de participação no total da receita publicitária nos veículos brasileiros. Internet, Guias e Listas, Jornais e Revistas apresentaram retração nesse período.
Considerando o faturamento total de todos os meios analisados pelo projeto Inter-Meios, o mercado publicitário brasileiro angariou um total de R$ 24.917 milhões nesses nove primeiros meses de 2014, número 9,7% maior do que o registrado no mesmo período em 2013. A TV por assinatura avançou 34,9% em seu faturamento, seguida por mídia exterior que obteve um avanço de 27,8%. A TV aberta teve alta de 14%, seguida pelo Cinema (7,7%) e o Rádio (5,6% em seu faturamento). Recuos: Internet (-7%), Guia e Listas (-34,3%), Revista (-15,3%) e Jornal (-9,2%).
A divisão do bolo ficou da seguinte forma: Televisão (69%), Jornal (8,60%), TV por assinatura (7,20%), Revista (4,50%), Rádio (4,10%), Mídia Exterior (4%), Internet (2%), Cinema (0,50%) e Guia e Listas (0,50%). Dados do Projeto Inter-Meios.
Inflação
Apesar do dado ser positivo, a alta histórica do rádio acompanha a inflação do período nos últimos anos. O tema costuma ser debatido com frequência dos congressos do setor para que o meio se apresente de uma maneira melhor ao mercado publicitário, mostrando a sua força perante a audiência/mercado consumidor. Clique aqui e saiba mais sobre o que foi discutido no Encontro da Radiodifusão durante o final de semana passado em São Paulo.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.