Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 17 de Dezembro de 2014 @ 15:11

Panorama: Rádio Itatiaia, BH FM e Jovem Pan FM avançam em Belo Horizonte

Belo Horizonte – Alvorada FM, Nativa FM e 98 FM também puxam o meio FM para cima

Publicidade

Em alta! É a maneira como o FM da Grande Belo Horizonte fechou 2014. A última pesquisa de audiência divulgada nesse ano manteve a tendência de crescimento visto na maioria das estações da capital mineira. Isso significa que os projetos radiofônicos mineiros estão agradando a população local, ignorando expectativas negativas ocasionadas pela presença do horário político nas FMs (entre agosto e outubro). Os dados foram obtidos através de cruzamentos de informações enviadas às agências de comunicação e emissoras participantes, sendo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, trimestre setembro a novembro de 2014):

A grande responsável por essa alta é a Rádio Itatiaia FM 95.7, emissora que está com um desempenho que impressiona. Acompanhe alguns números: a rádio está próxima dos 140 mil ouvintes por minuto (05h-00h, todos os dias e locais), marca que a coloca entre as estações mais sintonizadas do país (comparando com índices de São Paulo e do Rio de Janeiro, mercados mais populosos do que Belo Horizonte). E mais: 21,4% da audiência média de rádio na capital e região metropolitana está em 95.7 FM, isso segundo o “share” (partilha do total da audiência entre as emissoras participantes). Resumindo: a Rádio Itatiaia fecha 2014 registrando o melhor desempenho de sua história no FM mineiro.

Mas a Rádio Itatiaia não evoluiu sozinha. A BH FM 102.1 também continua crescendo na audiência de Belo Horizonte, outra estação que está entre as rádios mais sintonizadas do país. A emissora é líder entre as rádios musicais e cravou a sua melhor marca em relação aos índices obtidos pela FM nos últimos anos. São cerca de 90 mil ouvintes por minuto no período 05h-00h, todos os dias e locais, mantendo a FM isolada na vice-liderança geral da Grande Belo Horizonte. Na sequência do ranking aparecem as rádios Liberdade FM 92.9 (isolada em terceiro geral e também variou de forma positiva) e a 107 FM 107.5 (emissora líder no segmento gospel/religioso e que também oscilou positivamente na comparação com a medição passada).

A Jovem Pan FM 99.1 também fecha 2014 em alta. A emissora cravou uma de suas melhores marcas de audiência na comparação com os números obtidos por ela nos últimos anos. Isso consolidou a rádio na liderança do segmento jovem/pop mineiro e na sexta posição geral no período 05h-00h (todos os dias e locais). Esse também é um dos melhores desempenhos da marca Jovem Pan FM, rede que nos últimos anos tem colecionado bons resultados em praças importantes. Em quinto geral está a Alvorada FM 94.9, rádio que também registrou um de seus melhores desempenhos em relação aos últimos anos e lidera com facilidade o segmento adulto-contemporâneo da Grande Belo Horizonte.

O meio também viu avanços expressivos nos números das rádios Nativa FM 103.9 e 98 FM 98.3 (rádio que recuperou boa parte de sua audiência após oscilações ao longo de 2014), emissoras que aparecem na sequência do ranking (05h-00h, todos os dias e locais). O “top 10” da audiência FM mineira é completado pelas rádios Fã FM 91.7 e Antena 1 FM 105.1, mais dois exemplos de reações positivas (cresceram na comparação com o período anterior). O meio FM também viu avanços expressivos nos números das rádios CBN FM 106.1 e Inconfidência FM 100.9.

Das 17 emissoras participantes da pesquisa, as doze primeiras apresentaram crescimento na comparação com a pesquisa de audiência divulgada em novembro (período 05h-00h, todos os dias e locais).

Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Girando o dial

Saiba o que é sintonizado na Grande Belo Horizonte e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, Belo Horizonte

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.