Pernambuco, Pará e Paraíba passam a contar com 85 canais em FM voltados a migração das AMs
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) incluiu 85 canais no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (PBFM), mais um ato relacionado à migração das rádios AMs para a faixa FM. Esses canais são destinados às estações migrantes dos estados de Pernambuco, Pará e Paraíba, situação possibilitada pelo Ato no 9.831, publicado no Diário Oficial do último dia 8. Ao todo, o Ministério das Comunicações encaminhou à Anatel 108 solicitações de estudos de viabilidade técnica para esses estados, porém alguns pedidos não puderam ser atendidos devido a falta de espaço no espectro FM convencional (88 a 108 MHz), sendo necessário o uso do chamado “FM estendido” (76 Mhz a 87 MHz).
Panorama: 89 A Rádio Rock completa seu segundo ano no dial FM da Grande São Paulo
Ontem (21) foi o dia que a 89 A Rádio Rock FM 89.1 completou mais um ano com o seu atual projeto artístico. Em 21 de dezembro de 2012 a 89.1 FM retomava as atividades como “89 A Rádio Rock”, voltando a atender esse segmento e público que acompanharam a sintonia entre 1985 e 2006. Foram seis anos de rádio voltada ao segmento jovem/pop (2006 a 2012) como 89 FM e agora são dois anos após o retorno das atividades como “89 A Rádio Rock”. Hoje a emissora está bem posicionada em seu público-alvo que é qualificado, além de estar entre as rádios mais ouvidas da Grande São Paulo e também apresenta uma estabilidade em seus números de audiência (não observa grandes oscilações há meses, segundo dados do Instituto Ibope). Recentemente a 89 comemorou 29 anos de existência, marca completada no último dia 2 de dezembro. A marca foi considerada mesmo com o “hiato” de seis anos do projeto “A Rádio Rock”, já que entre 2006 e 2012 a emissora continuou como “89 FM”.
Extra: Rádio Iguatemi, Super Rádio AM e Iguatemi Prime FM envolvidas em novas mudanças
A Grande São Paulo acompanhou novas mudanças no dial AM, promovidas pelas emissoras da Rede Mundial. Na verdade a nova movimentação devolveu as rádios Super Rádio AM e Rádio Iguatemi para as suas frequências originais, além da manutenção da Iguatemi FM 96.5 na Grande Campinas. Em resumo: São Paulo volta a contar com a Super Rádio AM 1150 (emissora que havia deixado a sintonia no final de novembro) e a marca Rádio Iguatemi é novamente acompanhada em 1370 AM da capital e 1520 AM de Mogi das Cruzes, depois de cerca de dois dias de alterações. Outra emissora que deverá apresentar novidades será a Iguatemi Prime FM 98.1, cotada para deixar a sintonia a partir de 1º de janeiro.
Celulares com FM viram foco de campanha da Abert e enquete no Tudo Rádio
A Abert lançou há duas semanas a campanha “Smart é ter rádio de graça no celular”. Direcionada à população em geral, a propaganda pretende incentivar a todos a optarem por celulares com chip de rádio FM na hora da compra. O tema também virou enquete no portal Tudo Rádio, onde o radionauta pode opinar sobre a presença do FM nos "smartphones". A estratégia da campanha recém lançada é tornar a presença do FM uma demanda de mercado, fazendo com que a própria população exija o direito de ouvir rádio de graça em seu aparelho.
Bradesco Esportes FM apresenta série de entrevistas no fim de ano
A Bradesco Esportes FM 94.1 de São Paulo preparou para o fim de ano mais de cinquenta entrevistas inéditas com grandes nomes do esporte olímpico e do futebol. A emissora ainda apresentará quatro especiais com cada um dos quatro grandes times de São Paulo. A partir de amanhã (23) até o dia 4 de janeiro, a Bradesco Esportes exibe conversas com diversos atletas durante sua programação.
Grupo que controla afiliada da Band FM no Mato Grosso do Sul realiza “reality show”
O Grupo RCN de Comunicação, responsável pela Band FM 93.3 de Três Lagoas (interior do Mato Grosso do Sul, divisa com São Paulo), realizou um “reality show” na semana passada. O prêmio era um carro 0km da marca FIAT, já que o grupo realizou a ação em conjunto com uma concessionária de veículos da cidade. O nome da promoção foi “Desse FIAT eu não saio”, onde nove participantes entraram no veículo FIAT Palio na última quarta-feira (17). O último a sair foi Julio César do Nascimento Souza, 24 anos, participante que ficou mais tempo dentro do veículo, totalizando 56 horas e 28 minutos de prova, levando o carro para casa.