Hapvida espera CADE para fechar compra de empresas do Diários Associados no Nordeste
Uma matéria veiculada na semana passada no jornal O Globo informava que estava faltando apenas a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e encarregado de zelar pela livre concorrência de mercado, para ser anunciada a venda do grupo Diários Associados do Nordeste (DA-NE) ao grupo Hapvida, a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste. Com isso, o grupo vai assumir vários veículos de comunicação, entre eles sete rádios na região, como a Clube FM 99.1 do Recife e Clube FM 103.3 de João Pessoa e a rádio que atualmente é afiliada da Rede Feliz FM em Natal, a Feliz FM 97.9. Fazem parte do DA-Nordeste três emissoras de televisão no Recife, João Pessoa e Campina Grande; cinco jornais no Recife, São Luís e Fortaleza; sete rádios em Campina Grande, João Pessoa, Natal, Recife e Fortaleza; e portais da internet no Recife, Natal e São Luís.
PT indica deputado Alessandro Molon para a Secretaria de Comunicação Social do governo federal
O deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) aceitou a indicação de líderes do partido no Rio de Janeiro para assumir a Secretaria de Comunicação Social do governo federal (Secom). Atualmente, a função é de Thomas Traumann, que assumiu o cargo em fevereiro deste ano. De acordo com o jornal Correio do Brasil, o advogado e parlamentar federal Alessandro Molon deve substituir Thomas Traumann, que decidiu aceitar proposta de trabalho em uma agência de comunicação corporativa do país.
Pesquisa do governo federal mostra que 30% da população brasileira ouvem rádio diariamente
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) divulgou no último dia 19 o resultado da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (PBM 2015). Realizada pelo Instituto Ibope, a PBM 2015 entrevistou mais de 18 mil pessoas em todo o País e confirmou a predominância dos meios eletrônicos nos hábitos de consumo da população brasileira. A TV aberta continua na liderança da preferência dos brasileiros e o rádio mantém a segunda colocação. A pesquisa também apontou o crescimento da preferência pela internet. De acordo com levantamento, 95% dos brasileiros assistem TV regularmente e 74% a veem todos os dias.
Uruguai aprova Lei de Meios e fará reforma do setor de mídia em 2015
Após um ano e meio de tramitação, o Legislativo uruguaio aprovou nesta semana a lei que regulamentará a reforma no setor de telecomunicações no país. Com 50 votos a favor e 25 contra, contando com o apoio dos parlamentares da governista Frente Ampla, a Câmara dos Representantes do Uruguai deu sanção definitiva à iniciativa, que será regulamentada pelo governo de Tabaré Vázquez, substitui José Mujica na Presidência. Ao declarar os serviços de comunicação como “interesse público”, a Lei de Meios uruguaia, cujo nome oficial é Ley de Servicios de Comunicación Audiovisual, regulamenta os setores de rádio, televisão, além de outros serviços de comunicação audiovisual — deixando de fora internet e redes sociais. Segundo os autores da reforma, o intuito da lei é evitar a concentração econômica no setor de telecomunicações e fomentar a diversidade e a pluralidade na oferta do serviço e na produção de conteúdos.
Mix FM paga dívidas de ouvintes e promove o Réveillon da Paulista
A Mix FM 106.3 de São Paulo é promotora do "Réveillon da Paulista", ação executada pela emissora, assim como nos anos anteriores. A FM veicula várias chamadas em sua programação que anunciam as atrações da tradicional festa de virada de ano na capital paulista, além de uma contagem regressiva. Outro destaque na programação da Mix FM (e que também envolve a rede nacional da marca) é a promoção onde a rádio paga as dívidas dos ouvintes, ideia que leva o nome de "Ano Novo, Dívida Nova". A Mix FM também terá uma grade especial para essa virada de ano, conforme já noticiado pelo Tudo Rádio. O Réveillon da Paulista já é considerado uma das festas mais tradicionais do gênero na América Latina, além de também estar entre as maiores viradas de ano. A expectativa é de reunir mais de 2 milhões de pessoas na estrutura que já está armada na Avenida Paulista, centro financeiro e mercantil da capital. E a Mix FM está entre as promotoras da festa.