Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 07 de Janeiro de 2015 @ 09:18

Emissora paraibana comemora 78 anos de fundação neste mês

João Pessoa – Rádio Tabajara AM é uma emissora pública que pertence ao governo paraibano

Publicidade
A Rádio Tabajara AM 1110 de João Pessoa, completa 78 anos neste mês. As primeiras transmissões da Rádio Tabajara, com 10 kW de potência, ocorreram em 25 de janeiro de 1937, quando surgiu a então Rádio Difusora do Estado (PRI 4), inaugurada pelo governador Argemiro de Figueiredo. 
 
Os primeiro equipamentos da rádio foram montados pela empresa Byington & Cia, que instalou os transmissores na Fazenda São Rafael, área onde, em 1985, foi inaugurada a atual sede da emissora. Em abril do mesmo ano, a emissora passou a ser denominada Rádio Tabajara, em homenagem aos índios Tabajara.
 
A primeira sede da Tabajara, construída na Rua Rodrigues de Aquino, no Centro de João Pessoa, foi demolida na década de 80 para se construir no local o então Fórum da Capital. Depois, a emissora funcionou por vários anos em um prédio na Avenida João Machado, ainda existente. Em 1985, o então governador Wilson Braga construiu e inaugurou a sede atual, localizada na comunidade São Rafael, bairro da Torre, local onde, em 1937, foram instalados os transmissores da rádio.
 
A ideia que originou a emissora surgiu da iniciativa de um grupo de amigos que, na década de 30, colocou no ar uma rádio artesanal: a Rádio Clube da Paraíba, que funcionou numa casa no bairro do Roger, nas imediações do Parque Arruda Câmara. Os amigos levaram a proposta para o governador e o Estado criou a Rádio Tabajara.
 
Cobertura de Copas – Nos seus 77 anos de história, a Rádio Tabajara fez coberturas de várias Copas do Mundo. Em 1982, na Espanha, foi enviado o repórter Marcondes Brito; em 1986, no México, o narrador foi Ivan Thomaz, com comentários de Fernando Heleno e reportagens de João de Sousa; na Itália, em 1990, a narração foi de Eudes Moacir Toscano, e a reportagem, de João de Sousa. Na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, a Tabajara enviou o correspondente João de Sousa, em parceria com a Rádio Clube de Pernambuco.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Tabajara AM, aniversário, João Pessoa

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.