O Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad), fechou mais uma parceria com uma empresa que oferece serviço de automação e gerenciamento da programação musical de rádios. Trata-se de mais uma opção de serviço para envio de planilha musical no formato “exp.”, padrão exigido pelo Ecad para a manutenção do desconto de 25% aos associados da Abert.
A geração dos arquivos em“exp.” é automática, ou seja, dispensa o trabalho de digitação manual das músicas executadas, o que facilita e agiliza a produção dos relatórios musicais.As outras empresas parceiras do Ecad são: Access, Informa, KL AV Systems, Omega Sistemas, Playlist, Performática, Pulsar Multimedia, Rádio Pro, Winkochan, Cadena Sistemas e YoungArts. A parceria é a integração eletrônica do sistema do Ecad com os dados dos programas de todas essas empresas.
Conforme o convênio Ecad/Abert, desde novembro do ano passado, o desconto de 25% é assegurado somente às emissoras associadas à Abert que enviam suas planilhas no formato “.exp”, ou ainda por meio do software Ecad Tec Rádio. Para os associados que mantiverem o envio de sua planilha nos demais formatos (Word ou Excel), o desconto é de 20%, sendo reduzido para 15% a partir de maio de 2015.
Tanto os softwares das empresas especializadas em automação de rádios, quanto o Ecad Tec Rádio permitem basicamente o controle da programação comercial, musical e locução da emissora. A diferença é que o programa do Escritório é totalmente gratuito e enviado via Correios às emissoras interessadas. Neste caso, o ECAD solicita um prazo médio de 45 dias para encaminhar o software ao radiodifusor.
Com informações da Abert
Tags:
Rádio, Abert, Ecad, direito autoral, Brasília