Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Quinta-Feira, 23 de Abril de 2015 @ 07:47

Panorama: Oscilação do meio FM reposiciona a Laser FM na liderança. CBN avança em Campinas

Campinas – Nativa FM também apresenta crescimento em sua média de audiência no ranking geral

Publicidade

Campinas também viveu uma semana movimentada com a divulgação de mais um panorama da audiência FM local, situação ocorrida entre os dias 13 e 14 de abril. No geral o rádio campineiro seguiu a tendência de oscilação negativa vista em vários mercados brasileiros, perdendo parte do universo conquistado após crescimentos seguidos no final de 2014. O ranking foi repassado às agências e emissoras assinantes e o cruzamento desses dados com os seus respectivos destaques você acompanha na sequência (05h-00h, todos os dias e locais, trimestre janeiro a março de 2015):

As oscilações do meio FM reposicionaram a Rádio Laser FM 93.3 na liderança do ranking geral no período 05h-00h (todos os dias e locais), emissora que costuma ocupar essa colocação em alguns resultados do primeiro semestre de cada ano. No ranking “comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira) a Laser já ocupava o topo da tabela a partir da pesquisa divulgada em fevereiro passado (que ainda cobria a reta final de 2014). Porém a disputa pelas primeiras colocações segue acirrada, com Laser FM, Band FM 106.7 e Educadora FM 91.7 (líder no segmento jovem/pop) compondo o “pelotão de frente” da audiência FM de Campinas. Essa configuração das colocações é a mesma nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira).

Na sequência o ranking FM campineiro vem com uma sequência de destaque, com quatro emissoras registrando médias muito próximas no 05h-00h (todos os dias e locais). Da quarta colocada geral até a sétima a diferença é inferior a 1 mil na média de ouvintes por minuto. Destaque para a CBN FM 99.1 que voltou a apresentar crescimento no período 05h-00h (todos os dias e locais) e voltou a ocupar a quinta colocação geral em Campinas, ganhando assim duas colocações na comparação com o resultado divulgado durante o mês de março. Cidade FM 92.5 segue em quarto geral, seguida pela já citada CBN e também pelas rádios 105 FM 105.1 de Jundiaí e pela Antena 1 FM 107.5 (líder no segmento adulto-contemporâneo). Esse pelotão viu a diferença que o separa do “top 3” diminuir na pesquisa atual.

Quem está cada vez mais próxima dessa extensa lista de rádios com resultados parelhos é a Nativa FM 89.3, estação que aos poucos melhora a sua marca em Campinas, ignorando assim a tendência de queda vista no total do universo FM. Nova Brasil FM 103.7, Educativa FM 101.9 (em alta e registra na atual medição a sua melhor marca em Campinas) e Jovem Pan FM 89.9 aparecem na sequência do ranking no 05h-00h (todos os dias e locais).

Ao todo 15 emissoras são listadas no ranking campineiro, mas vale lembrar que a cidade é atingida por mais de 30 estações diferentes, localizadas entre Jundiaí, Indaiatuba, Leste Paulista, Americana e Limeira (veja a lista clicando aqui).

Clique aqui e saiba mais sobre o “Novo Critério Brasil”.

> Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação de todas as posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Girando o dial

Saiba o que é sintonizado na Grande Campinas e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, Campinas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.