Agendada para o dia 12 de maio, em Brasília, a Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, que sempre contou com o apoio institucional da Câmara dos Deputados e das entidades ABAP, ABERT, ANER e ANJ, elegeu como tema deste ano a Censura na atualidade: do politicamente correto à intolerância. Realizada pelo Instituto Palavra Aberta, a conferência deve contar com grande participação de entidades e profissionais do meio.
Um dos eventos mais tradicionais do Palavra Aberta está completando dez anos e em todas as suas edições reuniu grandes nomes da política, do meio empresarial, juristas, representantes dos meios de comunicação e jornalistas das mais diversas mídias, publicitários, intelectuais, acadêmicos, e muitas outras personalidades nacionais e internacionais que contribuíram para enriquecer e fomentar o debate sobre liberdade de expressão. Para a abertura, importantes convidados como o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha; o presidente do STF, Ricardo Lewandowski; entre outras autoridades, foram convidados.
Completando a programação oficial dois painéis de debates. O primeiro, “As novas faces da censura e o desafio cotidiano da defesa da liberdade de expressão”, terá a participação de Jarbas Vasconcelos (deputado federal PMDB/PE), Sandro Alex (deputado federal PPS/PR), Maria Cristina Castilho Costa (Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da Universidade de São Paulo – OBCOM-USP), Mauri König (Gazeta do Povo / Prêmio Maria Moors Cabot) e, como moderador, Marcelo Rech (Grupo RBS).
No segundo painel, “Do politicamente correto à intolerância – Como construir a cultura do debate?”, estão confirmados o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, que será presidente da mesa, Ana Amélia (senadora do PP/RS), Raul Jungmann (deputado federal PPS/PE), Beto Vasconcelos (secretário da Secretaria Nacional de Justiça), e Roberta Fragoso Kaufmann (procuradora do Distrito Federal).
A Conferência acontece no Auditório da TV Câmara, das 9h às 13h.
Tags:
Rádio, seminário, Palavra Aberta, censura, Brasília