SET Sul 2015 atualiza cenário da migração das emissoras AMs para a faixa FM e reforça a importância do rádio via antena
O Tudo Rádio acompanhou a abertura e os painéis da SET Sul 2015, evento organizado pela Sociedade Brasileira de Televisão em Curitiba, com encerramento no início da noite de hoje (13). Após o primeiro painel que era relacionado ao desligamento do sinal da TV analógica os presentes puderam acompanhar a apresentação de Eduardo Cappia, profissional que compõe o comitê técnico da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo) e diretor da EMC Solução em Telecomunicações. No painel houve uma atualização do processo de migração das rádios que estão na faixa AM para a sintonia FM, além de detalhes relevantes que apontam a importância do uso do espectro FM entre as populações do continente americano.
Agência faz campanha contra saída da rádio Ipanema do dial gaúcho
O Tudo Rádio publicou nesta terça-feira que o Grupo Bandeirantes do Rio Grande do Sul anunciou que vai interromper a transmissão da Rádio Ipanema FM 94.9 de Porto Alegre para transmitir a programação da Rádio Bandeirantes AM 640 também da capital gaúcha. Com isso, a agência de publicidade Propaganda Futebol Clube publicou um texto-manifesto ressaltando a emissora do segmento pop/jovem.
Panorama AM: Rádio Globo mantém liderança de audiência no ranking comercial na capital paulista
O Instituto Ibope divulgou na semana passada o panorama de audiência das rádios AMs da capital paulista. Apesar da pequena oscilação negativa, a Rádio Globo AM 1100 segue líder com números superiores a 113 mil ouvintes por minutos no ranking comercial 6h – 19h de seg. a sexta. A CBN AM 780 registrou crescimento e assumiu a sexta colocação. O ranking foi publicado pelo site Bastidores do Rádio.
Frente Parlamentar da Migração do Rádio AM é lançada em Brasília
Com o objetivo de apoiar, defender e acompanhar a migração do AM, a Câmara dos Deputados lançou nesta terça-feira, 12, a Frente Parlamentar da Migração das Rádios AM para o FM e da Digitalização do Rádio. Presidida pelo deputado federal e radialista Eli Corrêa Filho (DEM-SP) e com a adesão de 287 deputados, a iniciativa terá como meta dar maior celeridade à mudança.
Panorama: Liberdade FM retoma a vice-liderança. Rádio Itatiaia segue isolada na ponta em Belo Horizonte
Após uma série positiva com acréscimos à medida de ouvintes por minuto nos principais períodos da medição, o meio FM da Grande Belo Horizonte viu um leve recuo nesse índice na comparação com o último ranking de audiência, divulgado em abril. A movimentação apontada na pesquisa divulgada na última segunda-feira (11) apontou alguns destaques, como a mudança na vice-liderança geral. A Rádio Itatiaia FM 95.7 segue isolada na primeira colocação com números bem expressivos. Apesar de um leve recuo na sua média de ouvintes por minuto, a 95.7 FM continua registrando uma de suas melhores marcas de audiência no FM mineiro, com mais de 120 mil ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais), situação que a posiciona entre as FMs de maior volume de audiência no país. Destaque também para o avanço da Liberdade FM 92.9, emissora que retoma a vice-liderança no período 05h-00h (todos os dias e locais) após acirrar a disputa por essa colocação. Porém a situação segue imprevisível, já que a distância entre a Liberdade FM e a BH FM 102.1 é mínima, com as duas registrando cerca de 12% de share (partilha da audiência FM entre as emissoras participantes da pesquisa).
Seminário “O rádio muito além do FM” está com inscrições abertas
Os interessados em conhecer as diferenças entre as rádios AM e FM já pode se inscrever no seminário a distância “O Rádio muito além do FM”, promovido pela Aerp em parceria com a Abert. A aula transmitida pela internet será na segunda-feira, dia 25, às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site.
Justiça acata recurso da Abert que beneficia rádios comerciais
Em recurso proposto pela ABERT, as rádios comerciais obtiveram uma nova vitória sobre as rádios comunitárias. Ainda em 2014, a ABERT ingressou com ação judicial contra as inovações trazidas pela portaria nº 197/13, que alteravam as regras de funcionamento das rádios comunitárias, causando grave prejuízo aos nossos associados. À época, o Juiz da 16ª Vara Federal determinou, em caráter liminar, que o Ministério das Comunicações suspendesse a aplicação de dois itens da portaria nº 197.