Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 14 de Maio de 2015 @ 13:07

SET SUL 2015 | Migração da rádio no Brasil é tema no último dia do evento em Curitiba

Curitiba – André Cintra (representante da SET/ABERT) tratou sobre o fim do espectro AM

Publicidade
O último dia do SET Sul 2015, evento realizado na terça e quarta-feira em Curitiba, teve como tema principal a migração das rádios AM para o dial FM. O palestrante, André Ulhoa Cintra (SET/ ABERT), afirmou que é a “crónica de uma morte anunciada” já que segundo ele, “já não há condições técnicas” para poder continuar transmitindo.
 
Cintra explicou ao público do SET SUL os pormenores da migração da AM para a FM trabalhando a etapas do processo de migração AM/FM; as premissas adotadas nos estudos de viabilidade; os critérios de otimização dos canais escolhidos; os andamentos dos estudos e cronograma; e a canalização da faixa estendida (76 FM a 88 FM). Ele enfatizou os problemas que apareceram quando se tentou realizar o estabelecimento de premissas que tiveram a ver com os “canais vagos e reserva do plano de FM”; como influência o “canal 6 de TV e RadCom” e quais os “critérios de flexibilização” e como trabalhar com o “segundo adjacente e interferência de FI”.
 
O palestrante disse que já foram estudos quase todos os estados brasileiros foram estudados. “Ainda restam três estados (São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais) que estamos trabalhando” pensando em que é necessário garantir a “isonomia de tratamento (todas ou nenhuma)”.
 
Para finalizar, Cintra disse que o processo está correndo bem, a questão é esperar o desfecho. Nesse ponto, “emitida a autorização de uso de radiofrequência, o canal em ondas médias será devolvido à União em até 60 dias (desligar transmissor)” e “para quem utilizar a faixa estendida, aguarda-se a publicação de ato do Ministério que defina o prazo de transmissão simultânea, nos termos do artigo 8º, §1º, inciso I, do Decreto 8139/2013”.
 
O SET SUL 2015, Seminário de tecnologia de broadcast e novas mídias, gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia, contou com outras palestras, com destaque para o desligamento da TV analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, entre outros. O seminário foi realizado nos dias 12 e 13, na Universidade Positivo, em Curitiba.
 
Tags: SET Sul 2015, congresso, migração, AM, FM, pesquisas, técnica

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.