A Rádio Bandeirantes FM 94.9 AM 640 de Porto Alegre estreou nesta manhã desta segunda-feira a versão regional do programa paulistano O Pulo do Gato. Transmitida das 6h às 7h, a atração é comandada por André Machado e Juliano Tonial e oferece informação e opinião, com a participação da equipe de reportagem da Band e de colunistas que abordam sobre assuntos como saúde, mobilidade e política.
No ar há mais de quatro décadas em São Paulo, o programa ganhou o nome O Pulo do Gato em homenagem ao seu primeiro patrocinador, as Pilhas Eveready, que levavam o slogan ‘A Pilha do Gato’. A edição paulistana é apresentada pelo jornalista José Paulo de Andrade.
A tradicional abertura do “Pulo do Gato” visa a preservação da memória por meio do anúncio de efemérides (datas que marcam fatos históricos, aniversário de personalidades etc). O programa que vai ao ar na Bandeirantes de São Paulo conta ainda com o quadro “Boca no Trombone”, que dá ao ouvinte espaço para críticas, elogios e considerações sobre assuntos diversos.
Zé Paulo, como é chamado o apresentado paulistano, conta como foi o início do programa. “Na época em que o programa foi ao ar pela primeira vez, o horário das 6h era ocupado na maioria das emissoras por programas sertanejos (Tonico e Tinoco, na Bandeirantes, por exemplo). Os programas jornalísticos tinham início às 7h ("Primeira Hora"). Foi um ‘pulo do gato’ na concorrência”, explica Zé Paulo. Para manter esse trunfo de “acordar a rádio” tão cedo, o jornalista dorme somente até às 4h todos os dias há mais de 40 anos.
Tags:
Rádio, Bandeirantes, Ipanema, Porto Alegre