Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 08 de Junho de 2015 @ 18:59

Cobertura: SET Nordeste tem início nesta segunda-feira em Fortaleza

Fortaleza – Seminário vai abordar diversos temas como a migração das rádios AM para o dial FM

Publicidade
O SET Nordeste, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), tem início nesta segunda-feira (8). O evento será realizado no Centro Universitário Estácio, que fica no bairro da Aldeota e vai abordar diversos assuntos voltados à tecnologia de broadcast e radiodifusão. A cerimônia de abertura do SET Nordeste 2015, realizada nesta segunda-feira contou com a presença de Carmen Lúcia Rocha Dummar Azulai (ACERT); José Afonso Jr (Anatel); Esdras Miranda (SET/TV Jangadeiro); Aminadabe Sousa (Estácio Ceará) e do presidente da SET, Olímpio Franco.
 
A cerimônia de abertura começou com as palavras de boas-vindas de Aminadabe Sousa (Estácio Ceará), que afirmou estar “muito orgulhoso” pela SET ter escolhido a Universidade Estácio de Fortaleza para sediar o primeiro encontro da SET no Ceará. “Porque um dos principais objetivos da Universidade é brindar o conhecimento”.
 
Olímpio Franco ressaltou a importância de realizar o SET Nordeste pela primeira vez em Fortaleza porque, disse, “um dos nossos objetivos é levar as novas tecnologias a todo o país”. Durante o seu discurso, Franco explicou os principais desenvolvimentos do SET Expo 2015 e do Congresso SET, que analisará a situação do mercado audiovisual brasileiro e mundial. Ele descreveu, então, as atividades da SET durante a NAB e o IBC, e falou da importância delas para o posicionamento internacional da entidade.
 
Franco explicou ainda que a SET trabalha para ter uma revista acadêmica, com alcance internacional, com o objetivo de se tornar referência internacional para dar maior relevância ao Congresso da SET e assim permitir que os pesquisadores e estudantes que enviem “papers para o Congresso ganhem maior relevância e valor”
 
José Afonso Jr., da Anatel, explicou aos presentes como será feito o processo de desligamento analógico no país e, especificamente, no Ceará. “O desligamento em Recife, Fortaleza e Salvador será realizado em Julho de 2016, se 93% da população coberta pelo sinal receber a TV Digital”. Ele disse que o processo está avançando e em novembro de 2015 começará com o desligamento da cidade de Rio Verde (GO).
 
Outro dos temas abordados por Afonso Jr. foram as licitações de posições satelitais e como a Anatel tem trabalhado para dar mais acesso à banda Ka no país. Ainda explicou como será feita a migração da rádio AM para a FM. “No dia 3 de junho foi aprovado o valor que as rádios devem pagar para migrar e isso será um benefício para todos porque haverá uma melhoria de sinal”.
 
A presidenta da ACERT, Carmen Lúcia Rocha Dummar Azulai, agradeceu à SET por permitir que os profissionais do Estado de Ceará possam ter acesso às novidades do mercado audiovisual, e afirmou: “Precisamos destacar a recepção da tecnologia da radiodifusão terrestre, porque a recepção de TV permite vários usuários simultâneos”.
 
Para ela, “hoje falta clareza e objetividade sobre os receptores do futuro porque estamos migrando para os dispositivos móveis. E nessa transição não temos capacidade de recepção de sinais terrestres”. Para Carmen Lúcia, os dispositivos móveis não disponibilizam recepção de rádio por uma questão comercial. “A Apple cobra 30% de todos os aplicativos, por isso não está interessada em que o dispositivo de rádio esteja incluído no aparelho”.
 
“Hoje depende de nós que os aparelhos móveis tenham acesso à recepção de sinais terrestres”, disse Carmen Lúcia. “Sejam de rádio ou TV, sempre depende de nós. Está nas nossas mãos que isso aconteça”.
 
Esdras Miranda, diretor regional do SET Nordeste, agradeceu a Estácio pelo apoio na realização do evento e à SET por trazer pela primeira vez que o SET Regional para o Ceará com o intuito de abranger todo o nordeste em suas discussões.”Não tenho dúvida de que o evento será um sucesso devido à quantidade de inscritos. Queremos, durante estes três dias, trazer conhecimentos que possam ser utilizados de forma estratégia no dia a dia das emissoras do Nordeste”.
 
O Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia se realiza de 8 a 10 de Junho no Auditório Central do Centro Universitário Estácio do Ceará, Unidade Moreira Campos, em Fortaleza. Durante os três dias de Seminário, a SET realizará palestras de tecnologia e demonstrações, esperando-se a presença de mais de 200 profissionais. Durante o evento, como já é costume, a Revista da SET realizará a cobertura do evento levando aos seus leitores todas as informações do seminário que se realiza na capital do Ceará.
 
No final da cerimônia de abertura, a SET e a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) firmaram uma parceria para “unir forças”, segundo afirmou Olímpio Franco. “O nosso objetivo é estar perto das entidades que trabalham no setor. Nossa vontade é atrair forças para o setor e trabalhar juntos”. A assinatura foi realizada entre Olímpio Franco, presidente da SET, e Carmen Lúcia Rocha Dummar Azulai, presidenta da ACERT. Para ela, “o acordo é de vital importância para avançar nos estudos em prol de uma melhor radiodifusão no Estado do Ceará e no país”.
 
Com informações da SET
 
Tags: Rádio, SET, Nordeste, Fortaleza, evento, radiodifusão

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.