Cobertura: Palestra do SET Nordeste aborda as mudanças tecnológicas na produção jornalística
A primeira palestra da tarde do segundo dia do SET Nordeste foi proferida por Erick Soares (Sony Brasil) e intitulada “Novas tecnologias e o impacto na eficiência da produção de jornalismo”. Soares levou à capital cearense as mudanças tecnológicas caminhando para o 4K. O executivo desenvolveu os conceitos de eficiência de workflow, soluções IP Live; mainstream em 4K e range dinâmico (HDR), para melhorar a “eficiência na produção de jornalismo”, apontando os pilares e desafios tecnológicos que as emissoras enfrentam nesta etapa de transição.
RedeSul de Rádio tem nova coordenação de jornalismo no Rio Grande Sul
O jornalismo da RedeSul de Rádio passa a ser coordenado pelo jornalista Tales Armiliato. Ele assumiu a nova função neste início do mês de junho. Armiliato substitui o jornalista José Ademir Theodoro, que estava no cargo desde 2010 e passa a ser o Coordenador de Mídias e Estratégias, num projeto de convergência de conteúdo entre rádios e jornal Correio Riograndense. Tales salienta que a RedeSul de Rádio é uma das maiores redes de rádio do Rio Grande do Sul, com 12 emissoras e reconhecida pelo comprometimento e responsabilidade de seus profissionais.
Top FM promove evento para comemorar o aniversário da rádio em Sorocaba
A Top FM 100.5 de Sorocaba acabou de completar mais um ano de trabalhos no interior de São Paulo. E para marcar mais esse período de atuações no mercado sorocabano a emissora realizou um show de aniversário no último dia 7, evento que contou com vários nomes conhecidos da audiência da estação. O atual projeto artístico executado pela 100.5 FM está no ar em Sorocaba de forma ininterrupta desde 2011 e faz parte da cadeia de rádios comandada pela Top FM 104.1 de São Paulo. Existe uma expectativa na capital e que é repetida no interior quanto a trajetória da emissora, já que o projeto conta com uma nova gestão artística a partir de São Paulo.
Projeto Todas as Vozes leva programa da MEC AM para as ruas do Rio de Janeiro
Apresentador da MEC AM 800 do Rio de Janeiro, o jornalista Marco Aurélio deixará os estúdios da rádio junto com outros profissionais nesta quarta-feira, 10. A ação faz parte do projeto que leva o programa 'Todas as Vozes' para as ruas em um estúdio móvel da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). De acordo com as informações, a atração será transmitida na Cinelândia, que fica no Centro do Rio de Janeiro.
Rádio Globo presta homenagem a Antônio Carlos e anuncia “dobradinhas” para a Copa América
A Rádio Globo AM 1220 FM 98.1 do Rio de Janeiro anunciou algumas ações e novidades para o mercado carioca e também para as emissoras que compõe a sua rede nacional. Na semana passada a rádio realizou homenagens ao aniversário do radialista Antônio Carlos, ele que completou 78 anos de vida. Vale lembrar que o profissional está no ar há 57 anos no rádio, sendo 38 anos de “Show do Antônio Carlos” e 28 anos pela Rádio Globo do Rio de Janeiro. Outra novidade é a confirmação da equipe de esportes da Rádio Globo para a cobertura da Copa América, torneio de futebol internacional que será realizado no Chile. Essa ação compreende toda a rede da Rádio Globo.
Últimos dias para radiodifusores fazerem cadastro no SEI
Radiodifusores, empresas e entidades devem ficar atentos ao prazo para se cadastrar no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Ministério das Comunicações. Quem não fizer a inscrição até o dia 30 de junho, poderá ter os processos arquivados. Para se cadastrar no SEI é necessário acessar o site do Ministério das Comunicações e preencher um formulário. A Abert preparou uma cartilha para orientar o radiodifusor no cadastramento. Todos os radiodifusores devem se cadastrar, pois a partir de 1º de julho, a tramitação dos documentos será exclusivamente eletrônica.
Cobertura: SET Nordeste aborda a migração de AM para FM em Fortaleza
Um tema que preocupa aos radiodifusores brasileiros é a migração de rádios AM para FM. Esse foi o tema da exposição de André Ulhoa Cintra (SET/ ABERT), que analisou o fenômeno e o processo na palestra intitulada: “Migração AM-FM” nesta quarta-feira, dia de encerramento do SET Nordeste, que está sendo realizado no Centro Universitário Estácio, que fica no bairro da Aldeota, em Fortaleza. Cintra explicou os pormenores da migração da AM para a FM, trabalhando as etapas de todo o processo; as premissas adotadas nos estudos de viabilidade; os critérios de otimização dos canais escolhidos; os andamentos dos estudos e cronograma; e a canalização da faixa estendida (que vai de 76 FM a 88 FM).